quarta-feira, 9 de maio de 2012

A «foto do dia» - Amaury

Hoje recuamos ao FC Porto dos anos 60 para recordarmos Amaury, um conceituado avançado que chegou ao FC Porto em 1965/66. Este brasileiro foi um dos grandes reforços do FC Porto na década de 60. No entanto, acabou por permanecer no clube apenas durante uma época, tempo suficiente para comprovarmos a sua veia goleadora nas provas nacionais e nas competições europeias. No ano seguinte, o Santos (de Pelé) resgatou-o numa transferência que terá gerado a maior mais-valia realizada pelo FC Porto com a venda de um jogador durante aquele período. 

1 comentário:

Anónimo disse...

No essencial está lembrado. Mas há imprecisões.

Chegou já com a época a decorrer e estreou-se com o Stad Français em 06.10.1965 (1-0, golo de Manuel António) para a Taça Cidades com Feira; faria o último jogo com o Beira Mar em 02.05.1966(2-0, golos de Pavão e Sucena).

Marcaria no total só 8 golos: 7 no Campeonato; 1 na Taça.

Bom jogador, muitissimo evoluido técnicamente mas pouco agressivo.

A foto aqui ilustrada (onde se vê Pedro Gomes,do Sporting,e o nosso Pavão),refere-se ao jogo da 2ª mão da Taça, nas Antas, que o FC Porto venceria, em 17.04.1966,(1-0, golo de Custódio Pinto); como tinhamos perdido em Alvalade plo mesmissimo resultado (0-1,golo de Figueiredo)
houve que desempatar em Coimbra em que o FC Porto perderia por 0-2(golos de Figueiredo).Jogos a que Amaury participaria.