terça-feira, 4 de setembro de 2007

A «foto do dia» - Os Campeões 1984/85

Na «foto do dia» de hoje recuamos até à época 1984/85. O FC Porto de Artur Jorge caminhava para mais um título de campeão vencendo 26 jogos, empatando 3 e sendo derrotado apenas 1 vez! Os 78 golos marcados nessa época revelam a apetência pelo golo de uma equipa que jogava em 4-3-3 previligiando o jogo pelos flancos, com Futre e Jaime Magalhães a alimentarem a veia goleadora de Fernando Gomes. Reparem que era um onze só com jogadores portugueses e quase todos portistas! Nessa época, o plantel tinha apenas dois estrangeiros: o guarda redes jugoslavo Petar Borota e o avançado irlandês Mike Walsh.
Apesar da caminhada quase invencível para o título, essa época ficou marcada pela fatídica eliminatória da Taça das Taças frente ao Wrexham do Pais de Gales. Depois de ser derrotado no País de Gales por 1-0, o FC Porto venceu a dramática segunda mão da eliminatória por 4-3 mas acabou eliminado devido ao nº de golos marcados fora pelos galeses.
Nesta foto, tirada no Estádio das Antas antes do rebaixamento do relvado, o FC Porto surge com o equipamento alternativo da altura: meia branca, camisola e calção azul escuro.
Em cima: Eurico, Lima Pereira, Inácio, João Pinto e Zé Beto;
Em baixo: Frasco, Gomes, André, Jaime Magalhães, Quim e Paulo Futre;

Sem comentários: