domingo, 25 de novembro de 2007

A «foto do dia» - The Kop

Antecipando o embate da próxima Quarta-feira entre o Liverpool e o FC Porto, publicamos hoje na «foto do dia» o mítico Kop em Anfield Road. O "The Kop", como lhe chamam os adeptos dos reds, é um sector do estádio onde se concentram os mais ferverosos adeptos do Liverpool. São eles que empurram a equipa quando as coisas não correm bem e foi naquele sector que começou a ser entoado o famoso cântico «Youl'll never walk alone».
Situado atrás de uma das balizas, o "The Kop" foi construído em 1901 e é desde essa altura uma estrutura independente ao próprio estádio de Anfield Road. Inicialmente, foi concebido como uma bancada de lugares em pé com 100 degraus que suportavam, em dias de jogo, aproximadamente 10 mil pessoas. Mais recentemente, e depois da tragédia de Hillsborough, aquele sector do estádio sofreu uma remodelação que fez reduzir a capacidade da bancada para aproximadamente 5 mil pessoas. O Kop tornou-se mais cómodo para os espectadores mas menos empolgante para a equipa.
Foi o jornalista Ernest Edwards que baptizou aquela bancada como tributo aos militares ingleses que faleceram numa batalha na África do Sul a 24 de Janeiro de 1900. Nessa altura, o exército britânico tentava conquistar a montanha "Spioen Kop" mas essa dura batalha custou a vida a 340 soldados britânicos. Foi a partir dessa altura que o "The Kop" se tornou numa instituição dentro do próprio Liverpool.
"This is the Kop", dizem os reds!

Sem comentários: