domingo, 8 de novembro de 2009

O Rei vai nu!

Pela primeira vez nesta época estive tentado a mudar de canal durante uma transmissão televisiva de um jogo do FC Porto. Motivo: a equipa não conseguia construir uma jogada com princípio, meio e fim. Foi só biqueirada prá frente!
«A onda está a crescer» e «a equipa vai atingir patamares superiores», foram estas as principais frases a reter do discurso de Jesualdo Ferreira nas últimas conferências de imprensa que antecederam os jogos do FC Porto. Percebe-se que o Professor queira motivar e contagiar os jogadores com este tipo de discurso. No entanto, a equipa neste momento parece precisar mais de treinar e ganhar automatismos do que ouvir um discurso optimista do seu treinador. Ou seja, talvez Jesualdo Ferreira se deva antes concentrar naquela que é a sua grande aptidão e virtude, o treino diário! E mesmo assim isso pode não ser suficiente, pois como se viu hoje, até uma equipa do meio da tabela, como o Marítimo, tem um meio-campo mais criativo que o do FC Porto.
E adivinhem a quem recorreu hoje o Professor para tentar mudar o rumo dos acontecimentos? A Mariano Gonzalez! O FC Porto tinha apenas 45 minutos para alterar um resultado que lhe era desfavorável e recorreu a um jogador com fisionomia de guarda-redes de Andebol. Está tudo doido!
Tal como tinhamos referido após o jogo frente ao APOEL, a vitória do FC Porto a meio da semana ficou mais a dever-se às fragilidades do seu adversário do que a uma suposta evolução no jogo da equipa. Aliás, a derrota (0-3) do Belenenses nesta jornada da Liga prova que a exibição e o resultado (1-1) da semana passada no Dragão se ficou totalmente a dever ao futebol cheio de equívocos do FC Porto. E quando se pensava que esse jogo tinha marcado a pior exibição da época, eis que a equipa nos brinda com um jogo a roçar a mediocridade. Agora sim, Lucho Gonzalez está mesmo a deixar saudades. E pensar que 'El Comandante' foi vendido por apenas 18 milhões de euros! O 'Paixão pelo Porto' não exagerou quando dramatizou a sua saída. Mas mais grave do que isso é o facto do FC Porto não ter encontrado um substituto que possa assegurar a posse de bola a meio-campo (mas continuamos a julgar que Belluschi tem esse perfil).
Neste momento, o lugar (3º) que a equipa ocupa na tabela classificativa começa a ser lisonjeiro tendo em conta o (mau) futebol que tem apresentado. O FC Porto joga feio!
A verdade é que começam a ser demasiados pontos desperdiçados para quem quer discutir o título com um Benfica cheio de entusiasmo e um Sp. Braga super-consistente.
Este FC Porto só melhora o seu jogo se for ao mercado de Inverno contratar um ou dois jogadores que se sintam à vontade na posse da bola. Com um meio-campo cheio de "operários" e com pontapé prá frente não vamos lá!
Positivo:
- o inconformismo de Bruno Alves;
Negativo:
- Jesualdo Ferreira (aquela inovação táctica de colocar, em simultâneo, Falcão e Farías dentro da área é a melhor solução que o Professor tem para oferecer?);
- a postura do FC Porto durante a primeira-parte;
- Sapunaru (nunca teve a ajuda de Guarín!), pelos inúmeros cruzamentos que permitiu aos seus adversários;
- Hulk, por insistir em não querer aprender os 'timings' de prender/largar a bola;
- Rodriguez e Guarín, por recorrerem demasiado à força e ao individualismo quando o jogo pedia lucidez e clarividência;

7 comentários:

Anónimo disse...

Mau demais para ser verdade. Ao invés do que Jesualdo diz, a equipa não "está a crescer"; está, isso sim, em permanente decréscimo. Isto está a tornar-se preocupante.
Fernando Moreira - V. Real

Anónimo disse...

A análise (futebolistica) até nem está mal feita amigo Ricardo Vara.


Faltou, contudo, fazê-la com mais profundidade.

Indo aos aspectos da (... outra) gestão.

Até porque se sabe que, com 1,5(?) milhões de euros, já se contratava um bom jogador.

Bastava só que os excelentissimos senhores administradores da sad os dispensassem dos seus... prémios.

Que se cingissem aos... ordenados.

Que já não é tão pouco como isso.


Uma vergonha, de facto!

A falta de qualidade futebolistica em que o Prof só terá culpa por a não denunciar.

Impossível ganhar-se um jogo cujos primeiros 45m não se fez um(único) remate à baliza adversária.

O segundo tempo, confessamos,vimos a "espaços" para não mais nos enervarmos("trocamos" pelo Chelsea-Manchester).


Enfim...

Um abraço!

Silvestre disse...

Mau demais para ser verdade e não é 1 ou 2 jogos, tem sido assim nos últimos 4 pelo menos. Uma miséria de futebol, sem imaginação, sem posse de bola, pontapé pra frente e fé em Deus. Vergonhoso o que Jesualdo faz do FCP, não tem um médio de qualidade para fazer de Nº10, contrutor de jogo, cérebro da equipa. Não me venham com a saída do Lucho, porque temos jogadores com capacidade que têm sido desaproveitados: Ibson, Paulo Machado, até o Belushi que se fartou de aquecer ontem, têm capacidade para desempenhar esse papel. Jesualdo chegou ao fim e não vai dar a volta áquilo. Mudem rápido que ainda vamos a tempo.

Unknown disse...

continuo a dizer q temos pedriger e valeri no banco.

Dragaopentacampeao disse...

Jogo decepcionante na sequência de um conjunto de jogos de fraco nível, que nem mesmo a passagem aos oitavos de finais de CL conseguiu disfarçar.

Os problemas que a equipa atravessa são mais que muitos com origens diversas: A necessidade de vender os melhores activos, a dificuldade de integração dos novos, o inicio do trabalho a conta gotas em função de aquisições tardias e chegada dos internacionais com semanas de trabalho já decorridas e por último as lesões que têm afectado um melhor rendimento.

Estou convencido que uma boa parte das aquisições tem potencial para se impor nesta equipa. Mas Jesualdo não permite.

Não compreendo como onze aquisições não tenham servido para nada!

Resta-nos apelar à nossa paciência e paixão clubista para continuar a acreditar que ainda é possível levar a nau a bom Porto.

Um abraço

Numero Dez disse...

O Blog Sector Ofensivo procura alguém que esteja interessado em representar o F.C.Porto.
Os requisitos mínimos são dinâmica, disponibilidade e boa escrita!
Se estás interessado em fazeres parte do nosso painel, diz nos o que achas que poderás acrescentar ao Settore e deixa na caixa de correio.
http://sectorofensivo.blogspot.com/

Luis disse...

(Parabéns pelo excelente blog, á cerca de um anoa que acompanho semanalmente, gosto dos teus artigos históricos, e das análises que fazes á exibições do nosso clube)

Quanto a esta situação . . .
quero acreditar que ainda vamos melhorar . espero ansiosamente pelo regresso do varela. acredito naquele miudo.o hulk precisa de passar um jogo no banco para que possa dar valor aos minutos que passa em campo.

E já que o beto vai entrar na equipa, também vai ser bom. espero que lhe corra tudo bem, assim ganha moral para por o helton mais na linha, e talvez ainda possa ir ao mundial.

Adepto de leiria

Luis