quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

«Curiosidades FCP» - A dispensa de Barrigana

Foi uma das mais surpreendentes e dolorosas despedidas que um ex-jogador do FC Porto enfrentou depois de representar o clube durante várias épocas consecutivas. Falamos da dispensa do mítico Barrigana, que com 34 anos acabou por ser uma das vítimas da controversa renovação que o técnico brasileiro Dorival Yustrich promoveu quando chegou ao FC Porto (depois de prescindir de Barrigana, Yustrich promoveu o guarda-redes Pinho à titularidade e concedeu o banco de suplentes ao promissor Acúrcio).
Apesar do «Mãos de Ferro» já se encontrar na fase descendente da carreira, ninguém previa que Yustrich viesse a prescindir de um dos jogadores mais conceituados do plantel do FC Porto daquela altura.
Barrigana representou o FC Porto de 1943 a 1955 (só Vítor Baía supera o «Mãos de Ferro» na lista de guarda-redes do FC Porto com mais jogos disputados no Campeonato Nacional), ou seja, apesar de naquela altura já ser um autêntico símbolo do clube, acabou por já não ir a tempo de se sagrar campeão nacional com Yustrich, em 1955/56.
Este ex-guarda-redes do FC Porto foi, muito provavelmente, a maior vítima do primeiro grande jejum da história do clube (16 anos sem vencer qualquer título, de 1940 a 1956).
No entanto, Barrigana ainda foi a tempo de se sagrar campeão nacional da 2ª Divisão. O ex-guarda-redes do FC Porto tinha 35 anos quando ajudou o histórico Salgueiros a vencer a segunda Liga.
Em cima, recuperámos uma histórica foto onde os 3 jogadores que Dorival Yustrich dispensou surgem com a camisola do Salgueiros. Além de Barrigana, Yustrich também dispensou Carvalho (ex-‘capitão’ do FC Porto e da Selecção nacional) e Porcel, um trio que acabou por ser fundamental na ascensão do Salgueiros à 1ª Divisão.

Sem comentários: