domingo, 14 de março de 2010

«Curiosidades FCP» - A estreia de Gomes na I Divisão

Tinha apenas 17 anos quando se estreou pelo FC Porto (foi recentemente ultrapassado pelo promissor Sérgio Oliveira, que se tornou no mais jovem jogador a estrear-se a titular com a camisola da equipa principal do FC Porto) e a partir desse momento não mais deixou de coleccionar golos com a camisola portista. Falamos de Fernando Gomes, o ‘goleador prematuro’!
O mítico ‘capitão’ do FC Porto estreou-se a 8 de Setembro de 1974, quando tinha apenas 17 anos, 9 meses e 26 dias, num jogo em que o FC Porto venceu a CUF por 2-1. Logo na sua época de estreia na I Divisão, Gomes sagrou-se o melhor marcador do FC Porto, com 14 golos (marcou mais golos que os consagrados colegas de equipa António Oliveira e Teófilo Cubillas, por exemplo).Mesmo não tendo participado em todos os jogos da Liga portuguesa 1974/75 (foi utilizado em 24 partidas, num campeonato com 30 jornadas), o miúdo Fernando Gomes também superou em golos alguns nomes consagrados do futebol português dessa altura, como Néné, Jordão ou Eusébio, entre outros.

1 comentário:

Silvestre disse...

Aos Domingos à tarde na radio, somente na radio porque na TV eram só resumos. Foi assim que comecei a amar o FCP, com os golos do FERNANDO GOMES, em finais da década de 70. Matámos o jejum em 77/78 e ainda hoje não parámos de ganhar. Orbigado grando Gomes por tantas alegrias