quinta-feira, 8 de julho de 2010

A «foto do dia» - Dois bilhetes do FC Porto - PSV Eindhoven, Liga dos Campeões 1992/93

Continuamos a recuperar ingressos de jogos europeus onde interveio o FC Porto. Desta vez, a foto é um «2 em 1», pois recuperamos dois bilhetes (para sectores diferentes do antigo Estádio das Antas) relativos ao jogo que marcou a estreia do FC Porto na Liga dos Campeões. Os holandeses do PSV Eindhoven foram os nossos primeiros adversários no formato de fase de grupos da prova.
Os dois clubes foram sorteados no Grupo 2, juntamente com AC Milan e Gotemburgo, e começaram por se defrontar nas Antas a 25 de Novembro de 1992. Apesar do PSV não ser tão forte como aquela equipa que goleara (5-0) o FC Porto em 1987/88, acabou por sair das Antas com um precioso ponto (empatou 2-2).
Van Breukelen, Erwin Koeman, Wim Kieft, Arthur Numan e o craque brasileiro Romário, entre outros, eram alguns dos jogadores que naquela época representavam os holandeses.
O FC Porto até começou melhor, com um golo de Jaime Magalhães, aos 35 minutos, mas o génio Romário virou o jogo do avesso ao marcar por duas vezes, aos 45’ e 60’. Perto do final (75’), Zé Carlos voltou a empatar o jogo e deixou as duas equipas com 1 ponto no final da 1ª jornada. Naquela edição da ‘Champions’, o primeiro classificado da fase de grupos acedia de imediato à final da competição. AC Milan e Marselha foram os vencedores dos grupos, tendo-se defrontado em Munique (vitória do Marselha, por 1-0) na final da prova.

1 comentário:

Velasquez disse...

O Bicho secou o Baixinho por completo. Marcou de livre e num remate repentino. O Mingos no cair do pano, no meio de uma massacre total e completo À baliza do PSV, mandou uma bola ao poste. O FC Porto dominou o jogo, massacrou e humilhou. Romário.