sexta-feira, 1 de outubro de 2010

«Curiosidades FCP» - O bilhete do Panathinaikos-FC Porto, Liga dos Campeões 1995/96

Em semana de Liga Europa, recuperamos mais um ingresso de um jogo do FC Porto nas competições europeias. Recuamos à edição de 1995/96 da Liga dos Campeões com o bilhete que deu acesso ao Panathinaikos-FC Porto, disputado no Estádio Olímpico de Atenas a 1 de Novembro de 1995.
Esse jogo, da 4ª jornada da prova, terminou empatado (0-0) e acabou por deixar o FC Porto numa situação delicada, num grupo que incluía ainda o Aalborg e o Nantes. Depois de empatar em Atenas, o FC Porto não conseguiu vencer os dois últimos jogos da fase de grupos (empatou 2-2 com dinamarqueses e franceses), acabando por ficar de fora dos Quartos-de-final.

1 comentário:

COSTA disse...

Essa edição 95/96 da Liga dos Campeões foi terrível para o FCP!
Tudo correu mal. No jogo anterior ao de Atenas perdemos 0-1 em casa com o Panathinaikos. Os gregos meteram 11 caixotes de lixo à frente da baliza.
Acabaram por ficar reduzidos a 10 jogadores e mesmo assim marcaram, já na 2ª parte do jogo, no único ataque que fizeram à baliza do Porto.

O FCP ainda poderia resolver tudo a seu favor no 5º jogo em casa, contra o Nantes. Esse jogo foi dramático. Uma vitória daria os quartos-de-final ao FCP. Mas aconteceu o incrível…Domingos falha desgraçadamente um penalti já perto do apito final! Era o golo da vitória…e do acesso aos quartos-de-final.

Curiosamente ambas as equipas, Panathinaikos e Nantes, chegariam até às meias-finais nessa edição da Liga dos Campeões.
O Dínamo de Kiev, que estava originalmente no grupo do FCP, foi nessa época expulso da competição por causa da corrupção do árbitro espanhol Lopez Nieto, sendo repescado o Aalborg da Dinamarca.