segunda-feira, 22 de novembro de 2010

«Curiosidades FCP» - A chegada de Aloísio a Barcelona

Como há algum tempo que não dedicava um ‘post’ ao Aloísio, hoje resolvi recuperar algumas fotos do ex-central do FC Porto com a camisola do Barcelona e recordar a sua chegada ao clube catalão.
Aloísio foi negociado com o Barça durante o Verão de 1988. Apesar do seu anterior clube, o Internacional de Porto Alegre, ter chegado a acordo com o Barça para a sua transferência antes do início da Liga espanhola, a verdade é que Aloísio só chegou à Catalunha depois do final dos Jogos Olímpicos de Seul. O ex-central do FC Porto foi um dos escolhidos por Carlos Alberto Silva (treinador que viria a reencontrar no FC Porto) para representar a Selecção Olímpica brasileira que conquistou a medalha de prata nesses JO (derrota com a União Soviética, por 2-1, na final do torneio).
Na Catalunha, Aloísio partilhou a linha defensiva do Barça com, entre outros, Julio Alberto, Urbano, López Rekarte, Alexanco e Ronald Koeman. A chegada do conceituado defesa holandês ao Barça, em 1989, terá sido um dos motivos para a menor utilização de Aloísio no «onze» e para a sua posterior saída do clube na época seguinte.
Apesar de ter representado o histórico clube espanhol durante duas épocas, Aloísio não conseguiu sagrar-se campeão de Espanha pelo Barcelona (era o tempo em que o Real Madrid, e a sua famosa ‘Quinta del Buitre’, ainda dominava o futebol espanhol). Ainda assim, o ex-central do FC Porto conquistou uma Taça dos Vencedores das Taças (vitória sobre a Sampdória, por 2-0, em 1988/89) e uma Taça do Rei (vitória sobre o Real Madrid, por 2-0, em 1989/90).
Depois disso, seguiram-se 11 (!) épocas consecutivas de azul-e-branco, o que lhe valeu o primeiro lugar no ‘top’ dos estrangeiros com mais jogos realizados pelo FC Porto no campeonato nacional, com a impressionante marca de 332 partidas realizadas. Notável!
Só para termos uma ideia do que esse número significa, basta referirmos que o segundo da lista, o sérvio Ljubinko Drulovic, soma “apenas” 195 jogos, ou seja, ficou a 137 jogos de distância de Aloísio. Isso já seria suficiente para o antigo defesa-central do FC Porto ser considerado um dos símbolos do clube, no entanto, os títulos que conquistou ainda reforçam mais o seu carisma e influência. Basta referir que o seu nome consta na restrita lista dos ‘pentacampeões’ (Aloisio, Rui Barros, Drulovic, Folha, Paulinho Santos e Jorge Costa).
Em cima, recordámos alguns momentos da passagem de Aloísio por Barcelona: com Johan Cruyff no dia da sua apresentação (1ª foto) e ao lado do guarda-redes camaronês Thomas N’Kono, a promover para a imprensa espanhola um sempre escaldante derby catalão entre o Espanhol e o Barcelona (3ª foto).

Sem comentários: