segunda-feira, 29 de novembro de 2010

«Curiosidades FCP» - A lesão do Eurico

Hoje, nas «Curiosidades FCP», recordamos a grave lesão que impediu Eurico de continuar a vestir a camisola do FC Porto depois deste fantástico defesa-central ter contribuído decisivamente para os excitantes ‘anos 80’ que se viveram nas Antas e que coincidiram com o nascer do ‘FC Porto europeu’.
Eurico lesionou-se em Agosto de 1985, na 1ª jornada do campeonato nacional. O antigo defesa-central do FC Porto fracturou a perna num lance com o benfiquista Nunes, durante o último FC Porto - Benfica que disputou na sua carreira (nota: o FC Porto venceu esse jogo por 2-0, com golos de Juary e Fernando Gomes).
O eterno cúmplice de Lima Pereira no centro da defesa do FC Porto lesionou-se gravemente aos 17 minutos de um ‘clássico’ que acabou por marcar a sua despedida como jogador do FC Porto.
Recentemente, o nosso antigo defesa-central recordou o lance que o impediu de continuar a jogar ao mais alto nível. «O Nunes entrou de pé em riste. Quando alguém entra de maneira agressiva, nunca pensa que vai aleijar. Mas os riscos são sempre maiores. Eu afastei de carrinho e ele mete a bota por cima. Bastava que ele se encolhesse. Foi um lance evitável. Nunca fiz isso a ninguém. Nunca ataquei o adversário de pé em riste. E acredito sinceramente que não era para partir, mas se estás a conduzir na estrada de olhos fechados, arriscas-te a ter problemas.»
Eurico também não escondeu a mágoa pelo facto do antigo defesa-central do Benfica nunca ter dado mostras de arrependimento pela forma como abordou aquele lance. «Além de nunca ter feito um telefonema que fosse, ainda fez umas declarações públicas desagradáveis, qualquer coisa como ''não tenho culpa que ele seja fraco''. Enfim, a gente do futebol sabe que o Nunes não fazia faltas ao preço do combate físico. Era ao preço da maldade. Que ele tenha saúde na vida. E eu também. Mas não há nada a fazer.»
Depois da delicada operação e da longa recuperação que se seguiu, Eurico só regressaria aos relvados em Setembro de 1987, já com a camisola do Vit. Setúbal.
Em cima, recuperámos uma foto que regista a presença de Eurico na final da Taça dos Vencedores das Taças (FC Porto - Juventus), em Basileia. O antigo defesa-central do FC Porto atingiu nesse jogo um dos pontos mais altos da sua carreira, que prosseguiu em alta semanas depois com a presença no Campeonato da Europa ‘França 84’, sempre ao lado do amigo e inseparável companheiro de defesa Lima Pereira.

2 comentários:

Anónimo disse...

Boas...Amigo Ricardo Vara !
É com agrado que informo ser usual
vêr o Eurico aqui no passadiço das
praias de V.N.Gaia a fazer o seu
jogging!... Sempre que o vejo faço
questão de o saudar, ele faz parte
das minhas lembranças de miúdo no
"nosso" adorado FC do PORTO ...!!!
Abraço Azul e Branco

R.Moreira

Vat 69 disse...

Eu assisti a esse jogo onde o Nunes, esse cabrão aloirado, lhe partiu a perna, já na altura se ficou com a impressão que ele podia ter evitado mas já se sabe que os "malandros" só existem no Norte não é...já agora off-topic e as escutas que não se ouvem no Youtube?

Colocado por: eugenio queiros no blog "Bola na área" e que é de sua autoria.

(...)

JB - Então?

PS - E pá, ainda não estão feitas as nomeações, pá. Falei com o LFV e com o LG.

JB - Mas olhe que aquilo vai dar revolução. Já sei que foi o Pimenta que falou com o Luís. O LFV.

PS - Sim.

JB - Percebe, pediu... Foi o V que pediu. O LG foi quem o nomeou, como você sabe.

PS - É claro.

JB - Quem lá pôs o gajo foi o LFV, não foi mais ninguém.

PS - Está bem, pronto. Eu há um bocado disse-lhe que o PC não podia ser.

JB - Já fui investigar, foi o Pimenta que ontem à noite esteve com o LF. O DG faz tudo o que o VP manda. E o VP é um dos gajos que protege o Guimarães. O problema não é o DG, é o VP.