domingo, 18 de novembro de 2007

Dragão celebrou 4 anos!

Inaugurado a 16 de Novembro de 2003, o Estádio do Dragão continua a ser hoje uma referência da arquitectura contemporânea e uma casa onde o FC Porto mantém a dinâmica de vitória construída e consolidada no velhinho Estádio das Antas. Foram 4 anos de sucesso!
Ao tornar-se no primeiro estádio de cinco estrelas do Mundo certificado no âmbito da qualidade (ISO 9001) e do ambiente (ISO 14001), o Dragão vê o seu prestígio aumentar e já não são surpreendentes os elogios que as delegações dos clubes fazem sempre que o visitam. Esse sucesso também pode ser comprovado pelo aumento das assistências em jogos do FC Porto. Enquanto que no antigo Estádio das Antas a média de assistências rondava os 30 mil espectadores, no Dragão a média sobe para quase 40 mil espectadores (a média actual é de 38 776), sendo que esta época a média se situa nos 39 413 espectadores. O melhor registo continua a ser o jogo de inauguração frente ao Barcelona com 52 004 espectadores. Mas o que mais surpreende é a regularidade das assistências que quase nunca baixa dos 30 mil espectadores. Aliás, só por 6 vezes a assistência baixou dos 30 mil espectadores em jogos oficiais: em 3 jogos da época 2004/05 (V. Setúbal, Gil Vicente e Beira-Mar), em 2 jogos da época 2005/06 (Marco e V. Setúbal), e em apenas 1 jogo da época 2006/07 (Naval). Mesmo o jogo particular, disputado num dia de semana, frente ao Dinamo de Moscovo teve 15 116 espectadores!
Apesar de tudo, o FC Porto tem potencial para encher o Dragão em todos os jogos, bastará para isso que a aposta no marketing e na proximidade com os sócios seja uma realidade já nos próximos anos. A recente campanha publicitária "Dragon seat" teve algum impacto na venda de lugares anuais mas foi apenas um grão de areia no deserto que tem sido o marketing e publicidade do FC Porto. A esse nível, a SAD não tem sabido potenciar os êxitos do clube e a imagem dos seus jogadores.

1 comentário:

Anónimo disse...

Amigo Ricardo Vara:


Deixe repetir-me...

Porque é verdade.

O «Dragão», sim senhor, é lindo e majestoso mas, não... é Estádio.

Digamos que... para a prática do futebol, possui um espaço relvado, marcado, duas balisas e... 50.000 cadeiras à volta.

Para sua utilização, o Clube ocupa
uns espaços para administrativos, vulgarmente designado por... sede.

Digamos que 30% é ocupado... para fins desportivos (futebolisticos) e os restantes 70% é tipo...centro comercial, rivalizando com o Dolce Vita, vizinho.

Faço-me entender ?

Um abraço do Adriano Correia