Aproveitando o aniversário da Final de Tóquio (fez a semana passada 20 anos!) e o «cromo do dia» de hoje, recordamos na «foto do dia» um duelo da Taça Intercontinental entre Sousa e dois uruguaios do Peñarol.
A Final realizou-se em condições atmosféricas inéditas para os dois clubes. Ao intenso nevoeiro juntou-se um manto de neve que cobria todo o relvado. Acabou por ser um jogo muito disputado no meio-campo, exigindo mais força que técnica pois a bola rolava pouco sobre a neve. Fernando Gomes colocou o FC Porto na frente, aos 41', mas Riera empatou a dez minutos do final. No prolongamento, Madjer voltou a ser decisivo, ao marcar o golo da vitória (110').
O FC Porto atingia em Tóquio mais uma Final depois de ter disputado a Final da Taça das Taças, a Final da Taça dos Campeões e, mais recentemente, a Final da Taça UEFA. Além destas quatro finais, o FC Porto disputou ainda a Supertaça Europeia. Uma proeza apenas conseguida por mais sete clubes europeus: Real Madrid, Bayern de Munique, Barcelona, AC Milan, Manchester United, Juventus e Ajax. Deste grupo de elite, apenas Ajax e Juventus conquistaram os cinco troféus. O FC Porto poderia ter igualado a proeza de holandeses e italianos, caso tivesse vencido a «Juve» em 1984.
PS: o FC Porto devería, 20 anos depois, homenagear os campeões de Tóquio tal como fez com os campeões de Viena. Esperemos que não se esqueçam!
Sem comentários:
Enviar um comentário