
Janos Kalmar nasceu na Hungria a 21 de Março de 1908. Antes de chegar a treinador foi um fantástico avançado que representou o MTK de Budapeste e a Selecção da Hungria. Durante a época 1928/29 foi mesmo o melhor marcador do campeonato com 20 golos. Kalmar iniciou o percurso de treinador no Honved de Budapeste tendo na altura o privilégio de orientar a famosa equipa do Honved com Ferenc Puskas, Zoltán Czibor, Sándor Kocsis e József Bozsik. Com esse fantástico naipe de jogadores sagrou-se por quatro vezes campeão da Húngria. Depois da Revolução húngara, Janos Kalmar rumou a Espanha para orientar o Sevilha e mais tarde o Granada CF antes de chegar ao FC Porto na temporada 1962/63. No FC Porto foi vice-campeão nacional e o prestígio que mantinha na altura levaría-o novamente ao futebol espanhol para treinar o RCD Español, o Real Zaragoza e o CD Málaga. O FC Porto acabou por ser a única equipa que orientou, depois do Honved, fora do território espanhol.
2 comentários:
Amigo Ricardo Vara:
Apesar, de facto, de coincidir com a «travessia do deserto» futebolêz falando, a verdade é que, 1963/64, trás grandes e gratas recordações ao FCPorto, Clube.
Dirigido, na altura, por «amor à camisola» (gratuitamente) por José Nascimento Cordeiro que enriqueceu patrimonialmente o FC Porto com pistas para o ciclismo e para o atletismo, além da electrificação,
pioneira no país.
Sairia em conflito com Pinto de Magalhães que, sucedendo-lhe, se recusaria a «devolver-lhe» doações feitas, que o obrigaria a accionar o Clube, mas que, se recusaria a usufruir, entregando à Sociedade Protectora dos Animais.
Futebolezmente falando, era o tempo da «ditadura» lisboeta e, por isso, impossível de se impor, daí, não só Kalmar não vingararia assim sucedendo a Jorge Orth, a Fernando Riera, a Flávio Costa, a Otto Glória, etc., etc..
«Ditadura» terminada após a
«Revolução de Abril» (e não, como se pensa, após a «era Pinto da Costa»).
Surpresos ? Já ouviram falar de Angelo César, Hurgel Orta, Cesário Bonito ? Todos estes, e «à Pinto da Costa», ao defenderem o Clube, viram-se suspensos de funções.
Falei em património? E, já agora, em ecletismo? Reflitam, p.f.; o que era o FC Porto antes de 1982 e o que é agora...
Faço-me entender ?
Claro que, a reflexão não tem de ser feita pelos... «futebolezes»
Um abraço
ERRATA: Ao se referir... 1963/64 (deveria referir... 1962/64); e, quando se refere «doações» (por parte de Nascimento Cordeiro), não está correcto, é...«empréstimos»
Enviar um comentário