sábado, 12 de janeiro de 2008

O «cromo do dia» - Alejandro Scopelli

Alejandro Scopelli foi treinador do FC Porto na longinqua época de 1948/49. Apesar de nessa altura já ser um treinador conceituado, em pleno Estado Novo não conseguiu levar o FC Porto além da 4ª posição da tabela classificativa. Nessa época, o FC Porto foi derrotado 9 vezes. Outros tempos...!
Scopelli nasceu a 12 de Maio de 1908 en La Plata (Argentina). O Estudiantes de la Plata foi o primeiro clube onde se destacou quando em 1928 fez parte de uma fantástica linha avançada juntamente com Miguel Angel Lauri, Alberto Zozaya, Manuel Nolo Ferreira e Enrique Guaita. Foi nessa altura que os adeptos do Estudiantes lhe atribuíram a alcunha de 'El Conejo'. Depois do sucesso no campeonato argentino foi inevitável a chegada de Scopelli à Europa para representar a AS Roma em 1933 regressando à Argentina poucos anos depois. A boa impressão que causou ao serviço dos romanos valeu-lhe novo convite para regressar à Europa, desta vez para representar o Belenenses. Scopelli chegou a Portugal com mais dois colegas argentinos e ao serviço do Belenenses foi finalista da Taça de Portugal, em 1939/40, e conquistou um 3º lugar na nossa Liga. Mas o Belenenses não foi o único clube português que representou. Ainda jogou no Benfica, antes de regressar a Itália, e mais tarde chegaría a técnico principal do FC Porto e do Sporting. Aliás, a sua passagem por Portugal foi tão marcante que alguns anos depois confessou que prometera nunca tirar um anel que lhe foi oferecido pelo clube que mais gostou de representar no nosso país, o Belenenses.
Scopelli manteve, como treinador, o mesmo carisma e prestígio que o consagrou como jogador. Além de ter orientado grandes clubes europeus, a sua longa carreira como treinador permitiu-lhe também treinar várias selecções nacionais. Aliás, Scopelli foi o primeiro treinador a orientar três selecções diferentes: a mexicana, a chilena e a portuguesa.
Alejandro Scopelli faleceu, com 78 anos, a 23 de Outubro de 1987 na Cidade do México.

1 comentário:

Anónimo disse...

Desculpe, mas A. Scopelli não terá treinado a selecção portuguesa...
madjer87