terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Fazer melhor no Basket e no Andebol!

Depois de recentemente termos elogiado a secção de Hóquei em Patins (na foto), e o fantástico trabalho que tem sido realizado por Ilídio Pinto, hoje analisamos as outras duas modalidade de pavilhão: o Andebol e o Basquetebol.
Apesar de serem duas modalidades com tradição no clube, o FC Porto, nos últimos anos, tem coleccionado vários segundos lugares em ambas. O FC Porto até tem mantido equipas competitivas, e que lutam pela Liga até final, mas não tem conseguido atingir o título. A solução passará por adquirir jogadores estrangeiros de valor inquestionável e que façam realmente a diferença. Falta apenas esse acréscimo de qualidade (que tem custos, claro!) para levar o FC Porto aos titulos que têm sido uma constante no Hóquei em Patins. Reparem no exemplo do Andebol, há uns anos atrás, o FC Porto foi campeão nacional com Carlos Resende, com o sérvio Vladimir Petric e com o romeno Alexandru Dedu, três internacionais de qualidade inquestionável. Actualmente, os dois estrangeiro do plantel, o jovem Bjelanovic e o experiente Kavalenka, não marcam a diferença no Andebol do FC Porto. Este ano, essa responsabilidade cabe ao internacional português Eduardo Filipe, que regressou ao clube esta época. Acontece o mesmo no Basquetebol com a contratação de norte americanos de valor duvidoso que não têm sido uma mais valia ao excelente conjunto de jovens jogadores portugueses do plantel do FC Porto nos últimos anos. As coisas parecem melhorar este ano (o FC Porto está em 1º na Liga) com a chegada de 4 (!) norte americanos (Gentry, Terrel, Morris e Payton) ao plantel de Alberto Babo.
Ficaremos à espera dos campeões de Andebol e Basquetebol!

7 comentários:

El Pibe disse...

Ricardo,

Parabéns pelo seu blog.
Raalmente nota-se bem uma grande paixão pelo FC PORTO.

Saudaçoes Azuis e Brancas

El Pibe
www.estadiodragao.com

Anónimo disse...

Amigo Ricardo Vara:

Está correcta a sua «análise».

Inclusivé a referência elogiosa a ILIDIO PINTO; pena que o senhor presidente só apareça nos jogos quando se perspectiva festejar mais um título ou, então, para colocar ou receber... faixas (como sucedeu ainda recentemente).

Mas, vamos ser mais directos e corajosos.

O Andebol ainda existe graças, em 1997, à persistência de duas antigas glórias da modalidade (Abílio Soares e Mário Gouveia) que não a deixaram... «cair» reconquistando, inclusivé, o título 31 anos depois (e o senhor presidente a chorar «emocionado» no camarote do Pavilhão, lembra-se?).

O Basquetebol, idem, idem, aspas, aspas, aspas; faleceu recentemente a sua verdadeira alma (MATOS PACHECO) que «segurou» a modalidade em 1978 (após a «febre Dover») e em início do «reinado futebolistico». E, nos dias de hoje, ainda só existe a modalidade porque está na Sad uma sua antiga glória, FERNANDO GOMES, senão...

Finalmente, quando chama «modalidades de Pavilhão» não se refere às nossas pois não? É que essas, pelos vistos, irão jogar num... Ginásio, que está a ser construído junto ao «Dragão». Ou acha que um recinto de 2.000 lugares é digno que se chame de Pavilhão? É exactamente o mesmpo número que comporta o Pavilhão do Lima... do visinho (e velhinho Académico)


Um abraço do Adriano Correia, sócio do FC PORTO (que não, SÓ, do seu futebol) nº 3.237

Ricardo Vara disse...

Grande lição de portismo Adriano Correia. Realmente, a memória (e a saudade!) é importante. Infelizmente, temo que o eclectismo do clube volte a sofrer uma sangria tal a indiferênça com que algumas modalidades são tratadas. Se não forem as velhas glórias ninguém lhes pega!
Mas atenção, o FC Porto tem uma excelente estrutura, ao nível dos escalões de formação nas outras modalidades, que depois não tem acompanhamento e correspondência nos séniores.
Abraço.

Anónimo disse...

Amigo Ricardo Vara:


Compreendi e aceito a sua preocupação.

Eu já a tenho de há muitos anos.

Se me permite, uma pergunta perinente:

Não é óbvio que um presidente (mesmo eleito sem programa...)tenha de ter como preocupação e interesse a perservação do ecletismo e património do seu Clube?

E o que tem sucedido no nosso FC Porto desde... 1982 ?

Se uma ou outra modalidade está com dificuldades de sobrevivência, não é de supor que seja o presidente a cuidar da sua «terapia»?

Mas não. No FC Porto (veja-se casos do voleibol, hóquei campo, ciclismo, ginástica, pesca, etc., etc.) desde aquela data a «terapia» tem sido: há dificuldades? Extingue-se.

E, então, patrimonialmente falando, nem é bom recordar: o que possuia o FC Porto antes de 1982 e o que possui hoje. Só, e simplesmente, um belissimo Centro Comercial, perdão, um belo estádio de futebol denominado de... «dragão».

Mas, o mais interessante (que não tem graça nenhuma) é que se não vê «massa crítica» quer na massa adepta, quer nos dirigentes, quer, até, nos... comentadores portistas (agora muito em voga).

Compreende-se: é a velha cultura futeboleira... enquanto se ganhar.
Como será num amanhã? Nem quero pensar.


Um abraço do Adriano Correia, e desculpe mais este desabafo.

Anónimo disse...

Caro Amigo Portista

Represento o Portal FCPorto.PlanetaPortugal.com e venho contactá-lo com o seguinte objectivo.

Nós iniciámos a nossa actividade na Internet em 24 de Setembro de este ano. O nosso Portal entre os vários conteúdos vive através dos Conteúdos de Fórum na sua grande maioria. Entre outro tipo de Conteúdos como, Artigos de Opinião e Resumo de Jogo temos também um Jogo Online onde todos podem participar que têm sido um enorme sucesso. Quando iniciámos tínhamos algumas metas “modestas” em termos de audiência e em poucos dias percebemos que mesmo sendo todos do mesmo Clube a maioria dos sites existentes vêm num site Portista um concorrente e não um futuro parceiro, amigo ou colega.

Concluímos rapidamente que a ajuda intersites, sejam eles Fóruns ou Blogs é muito baixa.

Com muito trabalho, esforço e dedicação aconteceu que as nossas expectativas de audiências foram arrasadoramente ultrapassadas estando já com mais de 680 utilizadores registados e uma média de 100 visitantes diários. Isto tudo em apenas 3 meses e continuando a crescer a um ritmo muito rápido.

Isto levou-nos a olhar para trás e perceber que tivemos muita dificuldade em receber apoios de divulgação mas que ao fim de três meses, não só já não temos essa necessidade como podemos nós agora ajudar. No fundo somos todos Portistas, no fundo o sucesso do seu Blog é sucesso do nosso FCPorto também.

Assim criámos um Fórum Exclusivo para divulgação de Casas,Filiais e Blogs do FCPorto.
Neste Fórum no caso dos Blogs deverão iniciar um Tópico com uma apresentação explícita sobre o tipo de conteúdo que vai ser encontrado no blog de modo a que o nosso utilizador saiba o que vai encontrar.

O Blogueiro em questão, poderá dar continuidade ao Tópico apresentando continuamente parte das suas publicações de modo a que o nosso utilizador se sinta atraído a ir ler o resto do artigo no próprio Blog.
 
Esta é a nossa forma de podermos ajudar na divulgação de outros Blogs com quem queremos manter grandes relações de Amizade e actualmente até já temos acordadas algumas parcerias  de conteúdos com alguns Blogueiros.
Podemos ser todos uma grande equipa e não um conjunto de sites a tentar ver quem consegue mais audiências.

Extra este ponto estamos também a desenvolver conteúdos para oferecer aos nossos parceiros como é o caso de um quadro de Cotações FCPorto SAD que está já disponível
 
Assim fica feito o Convite para vir ao nosso site http://fcporto.planetaportugal.com ,registar-se e dirigir-se ao Fórum Casas Filiais & Blogs para criar a sua apresentação de modo que os nossos utilizadores possam vos visitar.
Não deixe de ler o Post “Casas, Filiais & Blogs – Regras” onde poderá de um modo simples e rápido perceber o que deve e o que não pode fazer de maneira que o seu post seja explícito.

Convidamos também neste email a realizar a troca de links entre sites para o qual dispomos de página própria.

Com os melhores Cumprimentos

O Moderador
http://fcporto.planetaportugal.com
moderador@fcporto.planetaportugal.com

Anónimo disse...

Bla, bla, bla, bla, bla... e não disse nada.

É pena. Tantas reflexões que o amigo Ricardo Vara «provoca» e... não se aproveita nada.

Enfim...

Célio disse...

Parabéns ao Sr. Ricardo Vara pelo blog e ao Sr. Adriano Correia pelos Comentários.

Viva o NOSSO Futebol Clube do Porto.