terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Fazer melhor no Basket e no Andebol!

Depois de recentemente termos elogiado a secção de Hóquei em Patins (na foto), e o fantástico trabalho que tem sido realizado por Ilídio Pinto, hoje analisamos as outras duas modalidade de pavilhão: o Andebol e o Basquetebol.
Apesar de serem duas modalidades com tradição no clube, o FC Porto, nos últimos anos, tem coleccionado vários segundos lugares em ambas. O FC Porto até tem mantido equipas competitivas, e que lutam pela Liga até final, mas não tem conseguido atingir o título. A solução passará por adquirir jogadores estrangeiros de valor inquestionável e que façam realmente a diferença. Falta apenas esse acréscimo de qualidade (que tem custos, claro!) para levar o FC Porto aos titulos que têm sido uma constante no Hóquei em Patins. Reparem no exemplo do Andebol, há uns anos atrás, o FC Porto foi campeão nacional com Carlos Resende, com o sérvio Vladimir Petric e com o romeno Alexandru Dedu, três internacionais de qualidade inquestionável. Actualmente, os dois estrangeiro do plantel, o jovem Bjelanovic e o experiente Kavalenka, não marcam a diferença no Andebol do FC Porto. Este ano, essa responsabilidade cabe ao internacional português Eduardo Filipe, que regressou ao clube esta época. Acontece o mesmo no Basquetebol com a contratação de norte americanos de valor duvidoso que não têm sido uma mais valia ao excelente conjunto de jovens jogadores portugueses do plantel do FC Porto nos últimos anos. As coisas parecem melhorar este ano (o FC Porto está em 1º na Liga) com a chegada de 4 (!) norte americanos (Gentry, Terrel, Morris e Payton) ao plantel de Alberto Babo.
Ficaremos à espera dos campeões de Andebol e Basquetebol!

6 comentários:

El Pibe disse...

Ricardo,

Parabéns pelo seu blog.
Raalmente nota-se bem uma grande paixão pelo FC PORTO.

Saudaçoes Azuis e Brancas

El Pibe
www.estadiodragao.com

Anónimo disse...

Amigo Ricardo Vara:

Está correcta a sua «análise».

Inclusivé a referência elogiosa a ILIDIO PINTO; pena que o senhor presidente só apareça nos jogos quando se perspectiva festejar mais um título ou, então, para colocar ou receber... faixas (como sucedeu ainda recentemente).

Mas, vamos ser mais directos e corajosos.

O Andebol ainda existe graças, em 1997, à persistência de duas antigas glórias da modalidade (Abílio Soares e Mário Gouveia) que não a deixaram... «cair» reconquistando, inclusivé, o título 31 anos depois (e o senhor presidente a chorar «emocionado» no camarote do Pavilhão, lembra-se?).

O Basquetebol, idem, idem, aspas, aspas, aspas; faleceu recentemente a sua verdadeira alma (MATOS PACHECO) que «segurou» a modalidade em 1978 (após a «febre Dover») e em início do «reinado futebolistico». E, nos dias de hoje, ainda só existe a modalidade porque está na Sad uma sua antiga glória, FERNANDO GOMES, senão...

Finalmente, quando chama «modalidades de Pavilhão» não se refere às nossas pois não? É que essas, pelos vistos, irão jogar num... Ginásio, que está a ser construído junto ao «Dragão». Ou acha que um recinto de 2.000 lugares é digno que se chame de Pavilhão? É exactamente o mesmpo número que comporta o Pavilhão do Lima... do visinho (e velhinho Académico)


Um abraço do Adriano Correia, sócio do FC PORTO (que não, SÓ, do seu futebol) nº 3.237

Ricardo Vara disse...

Grande lição de portismo Adriano Correia. Realmente, a memória (e a saudade!) é importante. Infelizmente, temo que o eclectismo do clube volte a sofrer uma sangria tal a indiferênça com que algumas modalidades são tratadas. Se não forem as velhas glórias ninguém lhes pega!
Mas atenção, o FC Porto tem uma excelente estrutura, ao nível dos escalões de formação nas outras modalidades, que depois não tem acompanhamento e correspondência nos séniores.
Abraço.

Anónimo disse...

Amigo Ricardo Vara:


Compreendi e aceito a sua preocupação.

Eu já a tenho de há muitos anos.

Se me permite, uma pergunta perinente:

Não é óbvio que um presidente (mesmo eleito sem programa...)tenha de ter como preocupação e interesse a perservação do ecletismo e património do seu Clube?

E o que tem sucedido no nosso FC Porto desde... 1982 ?

Se uma ou outra modalidade está com dificuldades de sobrevivência, não é de supor que seja o presidente a cuidar da sua «terapia»?

Mas não. No FC Porto (veja-se casos do voleibol, hóquei campo, ciclismo, ginástica, pesca, etc., etc.) desde aquela data a «terapia» tem sido: há dificuldades? Extingue-se.

E, então, patrimonialmente falando, nem é bom recordar: o que possuia o FC Porto antes de 1982 e o que possui hoje. Só, e simplesmente, um belissimo Centro Comercial, perdão, um belo estádio de futebol denominado de... «dragão».

Mas, o mais interessante (que não tem graça nenhuma) é que se não vê «massa crítica» quer na massa adepta, quer nos dirigentes, quer, até, nos... comentadores portistas (agora muito em voga).

Compreende-se: é a velha cultura futeboleira... enquanto se ganhar.
Como será num amanhã? Nem quero pensar.


Um abraço do Adriano Correia, e desculpe mais este desabafo.

Anónimo disse...

Bla, bla, bla, bla, bla... e não disse nada.

É pena. Tantas reflexões que o amigo Ricardo Vara «provoca» e... não se aproveita nada.

Enfim...

Unknown disse...

Parabéns ao Sr. Ricardo Vara pelo blog e ao Sr. Adriano Correia pelos Comentários.

Viva o NOSSO Futebol Clube do Porto.