quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

O «cromo do dia» - Esquerdinha

José Marcelo Januário Araújo, mais conhecido no mundo do futebol por Esquerdinha, nasceu em Caiçara (Brasil) a 6 de Maio de 1972.
Esquerdinha foi um lateral esquerdo que chegou às Antas durante a época de 1998/99 para suceder ao também lateral esquerdo Fernando Mendes. Durante a sua estadia no FC Porto revelou-se um excelente marcador de livres directos com uma óptima consistência defensiva e certeza no passe. Permaneceu no FC Porto durante 3 épocas e durante esse período lutou pelo lugar de defesa esquerdo com Fernando Mendes e mais tarde com Paulinho Santos. Esquerdinha iniciou a carreira profissional em 1992 no Botafogo de Paraíba. Dois anos depois mudou-se para o Corinthians Alagoano, permanecendo no Brasil mais 4 anos até o FC Porto o convidar para a sua primeira aventura na Europa quando jogava no Vitória da Bahia. Mas na terceira época ao serviço do FC Porto, o seu comportamento menos profissional levou-o a abandonar as Antas sendo transferido para o Zaragoza de Espanha. Em Espanha não foi utlizado com regularidade e durante a época 2002/03 sería emprestado ao Goiás do Brasil. O convite para regressar a Portugal partiu da Académica mas, nessa altura, Esquerdinha já era um jogador em final de carreira e permaneceu em Coimbra apenas alguns meses até voltar ao Zaragoza com quem ainda tinha contrato. Acabaría depois por chegar a acordo com os espanhóis regressando ao Brasil e ao clube que o projectou, o Botafogo de Paraíba.
A última vez que se ouviu falar dele, no início de 2007, ainda jogava ao serviço do Serrrano de Paraíba.

12 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Armando Vara:


Quando o Esquerdina nasceu (1972) chegou ao Clube um brasileiro, esse sim, digno de ser recordado.

Chamava-se (e julgo que ainda se chama, porque ainda vivo, acho)... FLÁVIO.

Vamos lá lembrar de JOGADORES se não se importa.

Obrigado.

E um abraço do Adriano Correia

Anónimo disse...

PS. - Desculpe lá o «Armando», amigo RICARDO Vara.

Ricardo Vara disse...

Meu caro Adriano Correia, o "blog" quer destacar todo e qualquer jogador que tenha representado o mágico FC Porto. A escolha do "cromo do dia" é feita de forma aleatória. Pretende-se apenas lembrar todos aqueles que representaram o FC Porto, independentemente da qualidade das suas exibições!

Anónimo disse...

Amigo:


Sim senhor, aceito.

Mas,
para o «mágico» FC Porto, não é melhor «seleccionar»jogadores...
«mágícos»?

É só uma questão de conhecimento da... história.

E... de memória.


Um abraço do Adriano Correia

Anónimo disse...

Na verdade ate parabenizo o blogger,mais o cidadão q diz q Esquerdinha jogou no Serrano da PB,é totalmente equivocado. Esquerdinha enquanto esteve no por Porto foi campeão e digno de aceitação.acho q a vida particular dos atletas não cabe a nós julgarmos, pois tb temos nossos defeitos. Parabens a vcs e feliz 2010.

Anónimo disse...

Faz muito bem em relembrar TODOS os jogadores que passaram por este grande clube. Eu gosto muito de relembrar estas figuras e o Esquerdinha merece destaque porque era um excelente defesa esquerdo.

Anónimo disse...

esquerdinha foi um dos melhores laterais do porto e me lenbro quando ele jogava nos dragoes azuls ele apoiava muito bem os atacantes com seus lancamentos sempre perfeito ele hoje nao e tao reconhecido mas por sua humildade mas ele pra mim foi o maio lateral que o porto ja teve

waldecio souza disse...

caro amigos! ESQUERDINHA dentro de campo sempre foi um excelente jogador, ele sempre defenfeu sua equipe muiot bem,, o que ele fazia fora dos campos não tem nada a ver, com a vida futebolistica. parabéns ao blog por lembra dos grandes jogadores.

Anónimo disse...

esquerdinha foi o maio lateral que o porto ja teve era um maestro na lateral e com passes perfeitos e milimetrico ele e um genio ass:felipe

silvanildo.mousinho@hotmail.com disse...

olá..
Esquerdinha foi o melhor lateral que o Porto já teve , fico feliz por também ser amigo do Esquerdinha..
Grande abraço aos torcedores do Porto

silvanildo.mousinho@hotmail.com disse...

Meu grande Ricardo Vara, fico feliz pelo site do mágico FC Porto, tenho uma curiosidade imensa por este clube, mesmo morando em João Pessoa na Paraiba, mas o meu coração é focado neste clube, e feliz pelo sucesso dos nossos Brasileiros que ai fazem sucesso..sou amigo de Esquerdinha,sempre falamos do Porto em nossas conversas, ele sempre foca o Porto,por seu estadio, estrutura como, um dos melhores clubes Europeus..
grande abraço, espero um dia participar de alguma campanha feita por vocês, e conheçer esse clube maravilhoso..
grande abraço, e querendo saber noticias de Esquerdinha, entre em contato comigo..

Anónimo disse...

esquerdinha vc é o melhor lateral de todos q ja jogaram no porto tenho orgulho de ser paraibano ass felipe amorim