quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

O «cromo do dia» - Esquerdinha

José Marcelo Januário Araújo, mais conhecido no mundo do futebol por Esquerdinha, nasceu em Caiçara (Brasil) a 6 de Maio de 1972.
Esquerdinha foi um lateral esquerdo que chegou às Antas durante a época de 1998/99 para suceder ao também lateral esquerdo Fernando Mendes. Durante a sua estadia no FC Porto revelou-se um excelente marcador de livres directos com uma óptima consistência defensiva e certeza no passe. Permaneceu no FC Porto durante 3 épocas e durante esse período lutou pelo lugar de defesa esquerdo com Fernando Mendes e mais tarde com Paulinho Santos. Esquerdinha iniciou a carreira profissional em 1992 no Botafogo de Paraíba. Dois anos depois mudou-se para o Corinthians Alagoano, permanecendo no Brasil mais 4 anos até o FC Porto o convidar para a sua primeira aventura na Europa quando jogava no Vitória da Bahia. Mas na terceira época ao serviço do FC Porto, o seu comportamento menos profissional levou-o a abandonar as Antas sendo transferido para o Zaragoza de Espanha. Em Espanha não foi utlizado com regularidade e durante a época 2002/03 sería emprestado ao Goiás do Brasil. O convite para regressar a Portugal partiu da Académica mas, nessa altura, Esquerdinha já era um jogador em final de carreira e permaneceu em Coimbra apenas alguns meses até voltar ao Zaragoza com quem ainda tinha contrato. Acabaría depois por chegar a acordo com os espanhóis regressando ao Brasil e ao clube que o projectou, o Botafogo de Paraíba.
A última vez que se ouviu falar dele, no início de 2007, ainda jogava ao serviço do Serrrano de Paraíba.

12 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Armando Vara:


Quando o Esquerdina nasceu (1972) chegou ao Clube um brasileiro, esse sim, digno de ser recordado.

Chamava-se (e julgo que ainda se chama, porque ainda vivo, acho)... FLÁVIO.

Vamos lá lembrar de JOGADORES se não se importa.

Obrigado.

E um abraço do Adriano Correia

Anónimo disse...

PS. - Desculpe lá o «Armando», amigo RICARDO Vara.

Ricardo Vara disse...

Meu caro Adriano Correia, o "blog" quer destacar todo e qualquer jogador que tenha representado o mágico FC Porto. A escolha do "cromo do dia" é feita de forma aleatória. Pretende-se apenas lembrar todos aqueles que representaram o FC Porto, independentemente da qualidade das suas exibições!

Anónimo disse...

Amigo:


Sim senhor, aceito.

Mas,
para o «mágico» FC Porto, não é melhor «seleccionar»jogadores...
«mágícos»?

É só uma questão de conhecimento da... história.

E... de memória.


Um abraço do Adriano Correia

Anónimo disse...

Na verdade ate parabenizo o blogger,mais o cidadão q diz q Esquerdinha jogou no Serrano da PB,é totalmente equivocado. Esquerdinha enquanto esteve no por Porto foi campeão e digno de aceitação.acho q a vida particular dos atletas não cabe a nós julgarmos, pois tb temos nossos defeitos. Parabens a vcs e feliz 2010.

Anónimo disse...

Faz muito bem em relembrar TODOS os jogadores que passaram por este grande clube. Eu gosto muito de relembrar estas figuras e o Esquerdinha merece destaque porque era um excelente defesa esquerdo.

Anónimo disse...

esquerdinha foi um dos melhores laterais do porto e me lenbro quando ele jogava nos dragoes azuls ele apoiava muito bem os atacantes com seus lancamentos sempre perfeito ele hoje nao e tao reconhecido mas por sua humildade mas ele pra mim foi o maio lateral que o porto ja teve

waldecio souza disse...

caro amigos! ESQUERDINHA dentro de campo sempre foi um excelente jogador, ele sempre defenfeu sua equipe muiot bem,, o que ele fazia fora dos campos não tem nada a ver, com a vida futebolistica. parabéns ao blog por lembra dos grandes jogadores.

Anónimo disse...

esquerdinha foi o maio lateral que o porto ja teve era um maestro na lateral e com passes perfeitos e milimetrico ele e um genio ass:felipe

Unknown disse...

olá..
Esquerdinha foi o melhor lateral que o Porto já teve , fico feliz por também ser amigo do Esquerdinha..
Grande abraço aos torcedores do Porto

Unknown disse...

Meu grande Ricardo Vara, fico feliz pelo site do mágico FC Porto, tenho uma curiosidade imensa por este clube, mesmo morando em João Pessoa na Paraiba, mas o meu coração é focado neste clube, e feliz pelo sucesso dos nossos Brasileiros que ai fazem sucesso..sou amigo de Esquerdinha,sempre falamos do Porto em nossas conversas, ele sempre foca o Porto,por seu estadio, estrutura como, um dos melhores clubes Europeus..
grande abraço, espero um dia participar de alguma campanha feita por vocês, e conheçer esse clube maravilhoso..
grande abraço, e querendo saber noticias de Esquerdinha, entre em contato comigo..

Anónimo disse...

esquerdinha vc é o melhor lateral de todos q ja jogaram no porto tenho orgulho de ser paraibano ass felipe amorim