domingo, 6 de janeiro de 2008

O «cromo do dia» - Fonseca

João Francisco Fonseca dos Santos nasceu em Matosinhos a 19 de Fevereiro de 1948. Além de ter marcado uma época no FC Porto, ficou para sempre na memória de todos os portistas devido a duas imagens de marca: a voz rouca e o inconfundível bigode!
Fonseca foi guarda-redes do FC Porto durante a célebre época 1977/78 quando o FC Porto quebrou o jejum de 19 anos sem títulos. Curiosamente, teve um percurso idêntico ao do guarda-redes Tibi porque jogaram ambos no Leixões, no FC Porto e no Varzim. Aliás, Fonseca acabaría por fazer a sua estreia na Selecção Nacional precisamente quando representava os poveiros na época 1975/76.
Fonseca iniciou a carreira profissional ao serviço do Leixões em 1966 e três anos depois chegou ao Benfica que representou durante 3 épocas (de 1969/70 a 1971/72), mas devido à pouca utilização que teve na Luz sería emprestado ao Leixões em 1972/73. No ano seguinte vivería a primeira e única aventura no estrangeiro quando representou o Ourense de Espanha durante duas épocas. Aceitaría o convite do Varzim para regressar a Portugal na época 1975/76, e foi ao serviço do clube da Póvoa que realizou exibições que lhe valeram a chamada à Selecção Nacional e mais tarde ao convite para representar o FC Porto. A chegada ao FC Porto coincidiu com o final do jejum de 19 anos sem títulos e Fonseca acabou por ser um dos esteios do «onze» de José Maria Pedroto na conquista do campeonato nacional dessa época.

1 comentário:

Anónimo disse...

Vamos avivar a memória:

O Fonseca só veio para o FC Porto (em 1977) porque o malogrado Vitor Damas... nos «roeu a corda».

Certo?