Apesar de terem chegado ao FC Porto vindos de dois clubes históricos do futebol mundial (Inter de Milão e River Plate), os argentinos ainda não convenceram totalmente a super-exigente massa adepta portista.
É curioso que, quando jogavam na Argentina, foram ambos colegas de outros dois argentinos que reencontraram no FC Porto. Farías foi companheiro de Lucho Gonzalez, no River Plate, enquanto que Mariano Gonzalez foi colega de Lisandro Lopez, no Racing de Avellaneda. Actualmente, passam ambos pelo seu melhor momento desde que chegaram ao FC Porto. A maior utilização e os golos que têm conseguido marcar também têm contribuído para a maior confiança que têm revelado.
Mariano faz, em Maio, 28 anos, enquanto que Farías completa, no mesmo mês, 29 anos. Assim, vai ser difícl a SAD efectuar mais valias com a venda dos seus passes. Ou seja, a alternativa passa mesmo por convencerem Jesualdo a mantê-los no plantel para amortizarem os seus passes com mais alguns golos e boas exibições.
Farías é um caso curioso. O ponta-de-lança argentino foi, ao serviço do Estudiantes, o melhor marcador do 'Torneo Apertura 2003'. No total, Farías apontou 96 golos em 205 jogos ao serviço deste histórico clube argentino.
Então, o que tem faltado a 'Farígol'? Essencialmente, tempo de jogo e um sistema que se adapte melhor ás suas características. Farías não é o jogador ideal para acompanhar as transições rápidas do FC Porto, mas é muito útil quando a equipa precisa de furar barreiras defensivas muito densas. O ponta-de-lança argentino tem-se revelado uma óptima alternativa a Hulk e tem sido um suplente (quase) perfeito. Mais útil que Adriano? Nunca vamos saber, mas foi mais caro que o ponta-de-lança brasileiro que Jesualdo nunca apreciou. Os 4 milhões de euros que o FC Porto pagou pelo seu passe têm mesmo que ser correspondidos com alguns golos. Vamos lá ver se, até final da época, 'Farígol' nos consegue convencer definitivamente.
Mariano Gonzalez é um caso diferente. Continuo a pensar que, face ao seu peso excessivo, vai ser difícil jogar com regularidade num clube como o FC Porto. Jesualdo tem confiança ilimitada nas suas capacidades, mas o médio argentino tem sido apenas útil, o que é pouco para o valor (aproximadamente 3 milhões de euros) que o FC Porto despendeu com o seu passe.
Mariano é um jogador esforçado e generoso, mas que depende demasiado da (pouca) convicção que, por vezes, parece ter no seu próprio valor. Da falta de confiança do treinador é que o médio argentino não se pode queixar!Estamos curiosos para ver a atitude e rendimento destes dois argentinos até final da época. É neste momento difícil (mas ao mesmo tempo excitante, pela proximidade da conquista do título), em que a equipa se vê privada de dois jogadores fundamentais (Hulk e Lucho), que melhor poderemos avaliar a postura de alguns jogadores. Será que Mariano e Farías vão correr pelo tetra?
4 comentários:
Têm sido importantes, mais o Mariano e no Domingo, espero que continuaem a ser, pois é o jogo do título.
Um abraço
Para mim,o Farias é um avançado que
se movimenta muito bem lá na frente
mas falta ali qq coisa.Quanto ao
Mariano,é um jogador que estando bem psicologicamente pode fazer das
suas,porque técnica e força tem ele! Aposto para Domingo num lance
protagonizado pelos dois.Mariano no
cruzamento e Farias a finalizar ...
tenho um bad feeling relativo ao jogo de amanha, Deus queira que esteja errado e nos venhamos embora 3 pontos mais perto do Tetra.
Farias é o melhor Ponta de lança em Portugal, repito, Ponta de lança puro. Mas o Futebol praticado pelo porto não o favorece, mesmo assim consegue mostrar que é um grande jogador e que pode dar muito a este clube!!!
Força Farias!!!!
Enviar um comentário