quinta-feira, 30 de abril de 2009

Chegou a vez de Farías e Mariano

A quatro jornadas do final da Liga, e com Jesualdo a suspirar por Hulk e Lucho Gonzalez, há dois habituais suplentes do FC Porto que, algo surpreendentemente, vão ter um papel decisivo na possível revalidação do título: Mariano Gonzalez e Ernesto Farías.
Apesar de terem chegado ao FC Porto vindos de dois clubes históricos do futebol mundial (Inter de Milão e River Plate), os argentinos ainda não convenceram totalmente a super-exigente massa adepta portista.
É curioso que, quando jogavam na Argentina, foram ambos colegas de outros dois argentinos que reencontraram no FC Porto. Farías foi companheiro de Lucho Gonzalez, no River Plate, enquanto que Mariano Gonzalez foi colega de Lisandro Lopez, no Racing de Avellaneda. Actualmente, passam ambos pelo seu melhor momento desde que chegaram ao FC Porto. A maior utilização e os golos que têm conseguido marcar também têm contribuído para a maior confiança que têm revelado.
No entanto, e apesar das coisas estarem agora a correr melhor a ambos, não é certo que permaneçam no plantel na próxima época. Aliás, o bom momento que ambos atravessam parece ser mais consequência da boa dinâmica da equipa do que das aptidões de cada um. Nota-se que estão ambos mais desinibidos, mas isso ainda é pouco tendo em conta o valor que o FC Porto pagou pelos seus passes. Os dois argentinos juntos custaram ao FC Porto, aproximadamente, 7 milhões de euros.
Mariano faz, em Maio, 28 anos, enquanto que Farías completa, no mesmo mês, 29 anos. Assim, vai ser difícl a SAD efectuar mais valias com a venda dos seus passes. Ou seja, a alternativa passa mesmo por convencerem Jesualdo a mantê-los no plantel para amortizarem os seus passes com mais alguns golos e boas exibições.
Farías é um caso curioso. O ponta-de-lança argentino foi, ao serviço do Estudiantes, o melhor marcador do 'Torneo Apertura 2003'. No total, Farías apontou 96 golos em 205 jogos ao serviço deste histórico clube argentino.
A sua veia goleadora foi aperfeiçoada ao serviço do River Plate, clube que representou antes de chegar ao FC Porto e onde atingiu a impressionante marca de 129 golos em 270 jogos na liga argentina. Ou seja, um jogador que, num campeonato como o argentino, marca tantos golos, tem que possuir alguma qualidade.
Então, o que tem faltado a 'Farígol'? Essencialmente, tempo de jogo e um sistema que se adapte melhor ás suas características. Farías não é o jogador ideal para acompanhar as transições rápidas do FC Porto, mas é muito útil quando a equipa precisa de furar barreiras defensivas muito densas. O ponta-de-lança argentino tem-se revelado uma óptima alternativa a Hulk e tem sido um suplente (quase) perfeito. Mais útil que Adriano? Nunca vamos saber, mas foi mais caro que o ponta-de-lança brasileiro que Jesualdo nunca apreciou. Os 4 milhões de euros que o FC Porto pagou pelo seu passe têm mesmo que ser correspondidos com alguns golos. Vamos lá ver se, até final da época, 'Farígol' nos consegue convencer definitivamente. Mariano Gonzalez é um caso diferente. Continuo a pensar que, face ao seu peso excessivo, vai ser difícil jogar com regularidade num clube como o FC Porto. Jesualdo tem confiança ilimitada nas suas capacidades, mas o médio argentino tem sido apenas útil, o que é pouco para o valor (aproximadamente 3 milhões de euros) que o FC Porto despendeu com o seu passe.
Mariano é um jogador esforçado e generoso, mas que depende demasiado da (pouca) convicção que, por vezes, parece ter no seu próprio valor. Da falta de confiança do treinador é que o médio argentino não se pode queixar!
Estamos curiosos para ver a atitude e rendimento destes dois argentinos até final da época. É neste momento difícil (mas ao mesmo tempo excitante, pela proximidade da conquista do título), em que a equipa se vê privada de dois jogadores fundamentais (Hulk e Lucho), que melhor poderemos avaliar a postura de alguns jogadores. Será que Mariano e Farías vão correr pelo tetra?

4 comentários:

dragao vila pouca disse...

Têm sido importantes, mais o Mariano e no Domingo, espero que continuaem a ser, pois é o jogo do título.

Um abraço

R.Moreira disse...

Para mim,o Farias é um avançado que
se movimenta muito bem lá na frente
mas falta ali qq coisa.Quanto ao
Mariano,é um jogador que estando bem psicologicamente pode fazer das
suas,porque técnica e força tem ele! Aposto para Domingo num lance
protagonizado pelos dois.Mariano no
cruzamento e Farias a finalizar ...

Dragao e Tripeiro disse...

tenho um bad feeling relativo ao jogo de amanha, Deus queira que esteja errado e nos venhamos embora 3 pontos mais perto do Tetra.

Fã do Farias disse...

Farias é o melhor Ponta de lança em Portugal, repito, Ponta de lança puro. Mas o Futebol praticado pelo porto não o favorece, mesmo assim consegue mostrar que é um grande jogador e que pode dar muito a este clube!!!

Força Farias!!!!