sexta-feira, 10 de abril de 2009

A Europa em Old Trafford

Apesar da imprensa indígena não ter dado o devido valor ao empate e à exibição do FC Porto em Manchester (o 'Record' trouxe à capa Quique Flores, enquanto que 'A Bola' optou por trazer à 1ª página um vulgar e abstracto «Nada é impossível»), a imprensa europeia esteve bem atenta ao que se passou em Old Trafford. Além do devido destaque que o jogo mereceu por parte dos diários britânicos, também na restante imprensa desportiva europeia o Man Utd-FC Porto teve honras de 1ª página. Aliás, houve mesmo alguns diários desportivos europeus que, mesmo não tendo nenhuma equipa do seu país em prova, resolveram trazer à capa o frenético jogo de Old Trafford. É o caso do italiano 'La Gazzetta dello Sport', que não hesitou em colocar na capa uma foto com Mariano Gonzalez e Van der Sar. «Porto, gran 2-2 a Manchester» titulava este diário desportivo italiano na sua edição de Quarta-feira.
Quanto à generalidade da imprensa inglesa (mal habituada, tal como Alex Ferguson), em vez de dar mérito à exibição do FC Porto optou por criticar o comportamento do Man Utd. Ainda assim, o 'Daily Telegraph' soube reconhecer a superioridade do FC Porto, ao admitir que o United desceu à terra. O título «Down to earth» era acompanhado de uma foto do desolado Wayne Rooney.
Quanto ao conceituado 'The Times', que não tem o hábito de trazer à capa fotos relacionadas com o desporto-rei, desta vez colocou Carlos Tevez e Patrice Evra em primeiríssimo plano. A acompanhar a foto, uma declaração de esperança e, ao mesmo tempo, de aviso para o jogo da 2ª mão: «Clinging to the dream: United's dangerous game» (Agarrados ao sonho: o perigoso jogo do United).
Na página dedicada ao jogo, o jornalista presente em Old Trafford alerta o United para o facto de ser necessário fazer história em Portugal, em virtude do FC Porto ainda não ter perdido em casa com nenhuma equipa inglesa: «After a 2-2 draw at Old Trafford in the first leg of their Champions League quarter-final, United may have to make history in Portugal».
O cronista do 'The Times' também foi o que se mostrou mais atento à realidade do FC Porto, chamando a atenção para os vários jovens jogadores do FC Porto presentes no «onze» e admitindo que, ainda assim, o FC Porto merecia ter vencido a partida: «Seven of the XI who drew with Manchester United have been at the club for less than two years. And yet, Porto probably deserved to win at Old Trafford».
Quanto ao 'The Sun', trouxe à capa Adebayor e Wayne Rooney. Este tablóide britânico resumiu bem o que se passou na noite anterior nos dois jogos das equipas inglesas. «Drew it... Blew it», foram assim classificados o empate conseguido pelo Arsenal, em Espanha, e o comprometedor 2-2 do United, frente ao FC Porto.
Por fim, a imprensa espanhola. A 'Marca' foi o diário desportivo que deu maior destaque ao jogo de Old Trafford. Para os espanhóis, o FC Porto foi a Manchester apresentar a sua candidatura à 'Champions': «El Oporto presentó su candidatura a esta Champions con un partido para el recuerdo en Old Trafford. El conjunto luso maniató al Manchester United en la primera mitad y tomó ventaja en el marcador gracias al tanto del 'Cebolla' Rodríguez». O jornalista espanhol termina a sua crónica fazendo referência à justa recompensa de Mariano Gonzalez, que deixou Old Trafford 'abrumado': «Mariano González rescató la recompensa merecida y enmudeció a un estadio abrumado por el descaro rival».

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Estes elogios, sim são bem-vindos.Alguns dos outros, que têm aparecido nos últimos dias, dispensam-se bem.

Um abraço

Anónimo disse...

Correio da Manhã, Jornal de Negócios, Record, Automotor, Máxima, Pcguia, Rotas e destinos e Semana informatica devem ser excluídos por todos aqueles portistas que os consomem.
(TRSM86)