domingo, 12 de abril de 2009

A «foto do dia» - O programa oficial do Tottenham-FC Porto, Taça dos Vencedores das Taças 1991/92

Apesar de ter empatado duas vezes em Old Trafford, o FC Porto ainda não conseguiu vencer nenhum jogo das competições europeias em solo inglês.
Hoje, recordamos uma dessas visitas a Inglaterra com o programa oficial do Tottenham-FC Porto, relativo à 1ª mão da 2ª eliminatória da extinta Taça dos Clubes Vencedores das Taças, época 1991/92.
Tottenham e FC Porto encontraram-se na 2ª ronda, depois de na 1ª eliminatória terem afastado, respectivamente, Hajduk Split (ex-Jugoslávia) e Valletta FC (Malta).
O FC Porto, de Carlos Alberto Silva, deslocou-se ao White Hart Lane, em Londres, a 23 de Outubro de 1991 e acabou derrotado por 3-1 (Gary Lineker aos 14', Gordon Durie aos 32', Kostadinov aos 51' e Gary Lineker aos 83'). É curioso que Gordon Durie, o avançado escocês dos Spurs, além de ter sido capa do programa oficial também foi um dos protagonistas dessa partida, ao apontar um dos três golos dos ingleses (o conceituado Gary Lineker marcou os outros dois).
Na 2ª mão, manteve-se a tradição de não perdermos em casa com equipas inglesas, mas um empate (0-0) acabou por ser insuficiente para acedermos aos Quartos-de-final.
Quanto ao Tottenham, sería afastado da competição logo na eliminatória seguinte, pelo Feyenoord (Holanda).

1 comentário:

Anónimo disse...

De realçar que esta temporada 1991/92 foi o regresso das equipas inglesas às provas da UEFA depois da suspensão face aos acontecimentos na final Juventus - liverpool em 1985, como não era cabeça de série o Tottenham calhou-nos logo na 2ª eliminatória. Nas Antas podiamos ter ganho a eliminatória, um remate ao poste de Timofte logo nos primeiros minutos e a história poderia ter sido diferente, e ainda uma falta sobre Kostadinov na grande área passível de grande penalidade que o árbitro não assinalou.
Daniel Gonçalves