terça-feira, 7 de abril de 2009

'Sir' Alex, isto é um 'déjà vu'!

"Quando defrontámos o FC Porto, em 2004, fomos roubados nos dois jogos. Simplesmente roubados!" Foram estas as últimas palavras de Alex Ferguson na conferência de imprensa após o jogo do United com o Aston Villa. Não lhe conhecíamos estes tiques de nervosismo. Qual sería a intenção do treinador escocês? Estaría a tentar condicionar o trabalho do árbitro? A motivar os seus jogadores? Ou a colocar pressão no FC Porto? Hoje tivémos a resposta: 'Sir' Alex estava com medo!
Mas, se olharmos para a história, havia de facto razões para ter medo, isto porque Ferguson já recebeu o FC Porto em quatro ocasiões e venceu apenas uma vez. Depois do FC Porto ter vencido (0-1) em Aberdeen, na histórica meia-final da Taça dos Vencedores das Taças, Alex Ferguson voltou a cruzar-se com o FC Porto mais 3 vezes. Uma vitória e dois empates foi o que treinador escocês conseguiu em Old Trafford, frente ao FC Porto, nesses 3 jogos da 'Champions'.
No confronto total com o FC Porto, o saldo também é claramente desfavorável ao técnico escocês. Em 7 jogos, somou 3 derrotas, 3 empates e apenas 1 vitória. 'Sir' Alex não tem sorte com o FC Porto!
Quanto ao jogo de hoje, exibição enormíssima do FC Porto. Grande noite europeia! Só faltou vencer o jogo, mas quem joga com aquela alma e ambição está sujeito aos caprichos da sorte.
Hoje, nem a atmosfera de Old Trafford conseguiu condicionar os tricampeões. Tal como em Madrid, só alguns erros individuais impediram que um banho de bola colocasse um ponto final na eliminatória. De qualquer forma, numa extraordinária exibição colectiva do FC Porto, sería injusto referir um ou outro lance menos bem abordado. Isto é a 'Champions' e é para os melhores!
Há muito tempo que não víamos uma equipa jogar com aquela personalidade em Old Trafford. O FC Porto fez uma perfeita ocupação dos espaços e a nível táctico realizou a melhor exibição da época, ainda superior ao quase perfeito jogo do Dragão frente ao At. Madrid. Ou seja, soube tornar o ambiente adverso de Old Trafford num estímulo. Fantástico!
Além de ter conquistado o respeito do público, o FC Porto também ganhou a admiração dos jogadores do Manchester United. A forma tensa e algo trapalhona como os ingleses abordaram alguns lances é bem demonstrativa da classe e personalidade que o FC Porto colocou em campo. Depois de uma exibição destas, é ingrato fazer destaques individuais porque corre-se sempre o risco de esquecer alguém. De qualquer forma, dou nota máxima aos passes teleguiados de Lucho Gonzalez, à 'locomotiva' chamada Cissokho e ao monstruoso jogo de Fernando. O trinco brasileiro está no ponto de rebuçado!
Agora, é preciso jogar com agressividade no Dragão. O empate (2-2) de hoje dá-nos alguma vantagem, mas julgo que os ingleses não vêm ao Porto fazer um jogo tão calculista como o At. Madrid fez. Cá os esperamos no Dragão!

9 comentários:

Anónimo disse...

Fantástica exibição! Exibição de sonho!
É o GRANDE FC PORTO! Que equipa fabulosa se formou após dois ou três meses periclitantes! Mérito para treinador, jogadores… e dirigentes que, como felizmente tem sido hábito, souberam reunir os ingredientes para, quiçá, se conseguir uma vitória igual às de 1987 e 2004. Mas cuidado, ainda falta a 2.ª mão; contudo, se formos iguais a nós próprios passaremos às "meias".
Será que amanhã a imprensa lisboeta vai dar destaque de 1.ª página a, por exemplo, um golo de… Mantorras… num treino? Esperemos para ver. Seria hilariante mas não surpreendente.
Nota: hoje ficou bem demonstrado que as palavras de Ricardo Vara, que eu corroborei, sobre Jesualdo eram pertinentes e ajustadas à realidade. Ninguém agora pode negar que o nosso treinador fez uma equipa (fabulosa!) e fez, realço FEZ, jogadores. Fernando, Cissoko, Hulk, Sapunaru… quem eram?! Mas o mais importante é, de facto, o que representa esta equipa: organização, trabalho, método, disciplina, solidariedade, querer, vontade de vencer, coração ao serviço de um GRANDE, GRANDE CLUBE! Cada vez me orgulho mais de ser portista! Cada vez mais o FC Porto me faz sorrir!
Fernando Moreira - V. Real

dragao vila pouca disse...

A classe do campeão!

De há uns tempos a esta parte, a palavra sonho começou a tomar conta do Universo portista - nos Estádios, junto dos adeptos, nas crónicas dos colunistas portistas, nos comentadores de programas de televisão e rádio, que gostam do Tricampeão, mas principalmente, nesta grande realidade que é a blogosfera. Começamos a sonhar e sonhamos, com tanta força, com tanta convicção, que agora, ninguém se atreve a dizer, que o sonho, o sonho da Dragão, é uma utopia. Não sei se a equipa também sonhava, mas sei que ela agora, alimenta o sonho. E de que maneira!

Jogamos em Manchester, contra o Campeão da Europa e do Mundo, olhos nos olhos, sem medo e taco a taco, dizendo na Pátria do futebol, que em Portugal há um clube, que tem a "mania" de ser Grande, num País de anões - e paga um preço muito elevado por isso. Numa altura que que os clubes ingleses dominam, a seu belo prazer, o futebol do Velho Continente, que o milionário Inter de José Mourinho, foi eliminado sem honra nem glória, aos pés da equipa de Ferguson e C.Ronaldo, o F.C.Porto, mais uma vez, põe o Mundo do futebol, a interrogar-se, como é possível, qual é o segredo, o que é que o Porto tem? Que classe, que maturidade, que personalidade!

Não vou destacar ninguém pois, o F.C.Porto valeu pelo seu conjunto. Tudo bem, Fernando fez um grande jogo, mas o grupo é o grande destaque.

Ainda falta a segunda-mão, não podemos e não vamos, embandeirar em arco, mas com o apoio dos adeptos - obrigado aos portistas, com especial destaque às claques, que tanto apoiaram em Old Trafford. Também nesta matéria, somos os melhores! -, que vão encher o Dragão, com o respeito que o adversário vai merecer, estou convencido que vamos continuar a fazer História.


Um abraço

Anónimo disse...

Grande Jogo. gostei muito lembra-me a época 2003/2004 não tínhamos medo de ninguém.

Anónimo disse...

Aproveitando o entusiasmos... (nem que seja por causa do futebol):


" 03-04-2009 GERAL - Dragão Caixa Seat garante encanto exclusivo

Com a inauguração do Dragão Caixa a aproximar-se a passos largos, o acesso dos associados portistas às emoções do novo palco de excelên cia azul e branco é impulsionado por um novo produto à medida das suas expectativas: o Dragão Caixa Seat.

O Dragão Caixa Seat assegura o ac esso aos jogos das modalidades no que resta desta temporada e na pró xima, bem como abre as portas do espectáculo de inauguração da nova casa azul e branca.

Desta forma, quando os associados portistas adquirem o Dragão Caixa Seat, ficam com o direito integral de uso do lugar anual 2009/10 nos encontros de Andebol, Basquetebol e Hóquei em Patins do F.C. Porto.

Para além disso, os sócios detento res deste produto garantem o aces so a todos os jogos que se realiza rem no Dragão Caixa ainda durante a época 2008/09.

O Dragão Caixa Seat assegura igual mente, entre muitas outras, as seg uintes regalias aos seus detento res:

- Preços vantajosos na compra de lugares disponíveis;

- Vantagens na compra de Dragon Se ats e na aquisição de ingressos pa ra outros espectáculos;

- Descontos na inscrição nos esca lões de formação das modalidades.

O Dragão Caixa Seat estará disponí vel a partir de segunda-feira e po derá ser adquirido até 16 de Abr il, a um preço base de 138 euros.

Os detentores de Lugar Anual das modalidades e os detentores de Dragon Seat na presente temporada terão um preço especial de 128 euros, como benefício para a sua fidelidade.

Nota: Campanha limitada ao número de lugares disponíveis no Dragão Caixa "


PS. - Atenção à «nota» final. Out ra forma de chamar «Pavilhão» em vez de... «Ginásio».

Anónimo disse...

Depois venham-me dizer mal do nosso treinador!
Grande Jesualdo Ferreira! Deu uma brilhante lição tactica aos bifes arrogantes.
Este FC Porto foi neste jogo uma equipa de pura classe, merecia melhor resultado.

Costa

Paulo Moreira disse...

Afinal ontem, qual era a equipa Campeã da europa? e qual era o melhor jogador do mundo?
É que eu vi um FC Porto que não foi em nada inferior ao Man Utd, e que poderia muito bem ter vindo com uma vitória.

Todos os jogadores do FC Porto foram fantasticos, assim como o seu treinador que finalmente parece que perdeu o medo.

São eles que fazem com que eu sinta um orgulho enorme em ser portista.

Não posso esquecer-me dos portistas que estiveram lá no estádio a apoiar durante os 90 minutos e que quase parecia que estavamos a jogar em casa.

Também eles foram fantásticos.

Anónimo disse...

É uma vergonha a capa de edição do Record de ontem! Sem mais comentários, tenham vergonha Senhores do "Record". As vendas não justificam o desprezo que vocês têm pelos feitos desportivos de um clube português. A ninguém custa perceber isto; só vocês não entendem...
(Comentário colocado no jornal 'on-line' do pasquim, mas concerteza não publicado. Aldrabões, cabrões, fdp, imbecis, atrasados mentais...)
F.Moreira - V.Real

Ricardo Piloto disse...

Saudações Portistas,

Eu adoro estes jogos da Liga dos Campeões, pena é nesta época oferecemos sempre alguma coisa na 1ª mão fora, enfim.

É uma vergonha o destaque que o Jornal Record (http://www.record.pt/imgs/ca967162-b341-4feb-88dd-fecb0766bf67_738D42D9-134C-4FBE-A85A-DA00E83FDC20_0B221CCF-BA72-4728-B6AA-E7B0B5C6D6D2_img_source_pt_1.jpg) deu á vitória de uma equipa portuguesa, eu nem digo do FCPorto, mas uma equipa portuguesa... colocaram então algo que não tinha nada a ver. Dando então um destaque quase inútil à aquilo que o FCPorto fez, é muito triste.

Mas de resto, jogamos à Porto, merecíamos a vitória.
Jesualdo Ferreira parece que estudou bem o jogo, e com o grande processo evolutivo da equipa que tem demonstrado depois dos 4-0 contra o Arsenal, já estamos num nível aceitável.
Hulk foi o melhor em campo, sinceramente esperava mais dele, parecia algo cansado e com receio. Espero está enganado.
Tanto se fala no melhor jogador do mundo o CR7, e até agora 1 golo na Liga dos Campeões. Não me parece que este ano será tão falado.
Espero que na 2ª mão façamos ainda melhor, quem sabe iremos vencer a Liga dos Campeões este ano. Eu acredito!


Um grande abraço!

Dragao e Tripeiro disse...

Sir Alex Ferguson disse que seus jogadores tinham apenas que culpar-se pela 1a mao após o caótico desempenho defensivo e deixou a esperança de manter sua coroa europeia . Continua sem valorizar a capacidade de jogo dos Dragoes.

Abraco