domingo, 26 de abril de 2009

Virgílio, 1927-2009

Esta semana faleceu a última 'bandeira' do FC Porto da década de 50: Virgílio. Este antigo lateral-direito do FC Porto era um dos jogadores que mais estima e consideração recebia da massa associativa e dos adeptos, principalmente daqueles que acompanharam o FC Porto durante esse período (hoje, durante o minuto de silêncio, o Estádio do Dragão dedicou-lhe uma longa e comovente salva de palmas).
O «Leão de Génova» (hoje sería apelidado de «Dragão de Génova», certo?) foi um dos vários jogadores que, nessa altura, davam mostras de um apego e afeição ao clube muito difíceis de encontrar nos dias de hoje. Arrisco a dizer que Virgílio deveria ser considerado uma inspiração para o que hoje constitui a mística do FC Porto. Não por ter recusado vários convites para deixar o seu clube de sempre e rumar ao estrangeiro (Virgílio chegou a ser assediado por Barcelona e Real Madrid), mas por ter servido o FC Porto com tanta entrega e dedicação. Este foi um jogador «à FC Porto»!
Além do carácter que sempre demonstrou, Virgílio também ficou ligado aos títulos que o FC Porto conquistou durante a década de 50. Depois da conquista da dobradinha, em 1955/56, com Dorival Yustrich, seguiu-se a Taça de Portugal de 1957/58, com Otto Bumbel, e o campeonato nacional da época seguinte, já com Béla Guttmann.
O antigo defesa-direito do FC Porto também teve o privilégio de ter participado na inauguração do Estádio das Antas, em 1952. É curioso que, aquando da inauguração do Estádio do Dragão, Virgílio não esqueceu aqueles que já não tiveram oportunidade de conhecer o novo estádio e que com ele partilharam a alegria de ver nascer o velhinho Estádio das Antas. «Quando penso naquele dia lembro-me daqueles que estavam comigo e já não estão cá. Gostava que ainda estivéssemos todos aqui», comentou Virgílio, em 2003.
Das Antas guardou uma «enorme saudade» por tudo o que lá viveu: «Passei naquele recinto tardes boas e más. Por isso, a despedida vai custar-me muito. Mas o novo estádio é lindo...», afirmou aquando da inauguração do Dragão. «Basta que o FC Porto jogue bem para me adaptar à nova casa. Isto é como embalar uma criança...».
Na homenagem ao Virgílio, recuperamos um desenho do Francisco Zambujal, que retratou o antigo lateral-direito do FC Porto nas suas famosas caricaturas, e um «onze» do FC Porto campeão nacional com Bela Guttmann, em 1958/59.
Em cima (da esq. p/ dta): Acúrcio, Luís Roberto, Miguel Arcanjo, Monteiro da Costa, Barbosa e Virgílio;
Em baixo (da esq. p/ dta): Carlos Duarte, Hernâni, Noé, Teixeira e Osvaldo Silva;

2 comentários:

Anónimo disse...

MUITO BEM AMIGO RICARDO VARA.

É NISTO (... E NÃO SÓ) QUE ESTE SEU BLOG SE DISTINGUE (PARA MEL HOR) DE TODOS OS OUTROS.

NA FALTA DE MUSEU TEMOS O... «PAIXÃO PELO PORTO»


PARABÉNS E UM ABRAÇO!

Anónimo disse...

«... a última 'bandeira' do FC Porto da década de 50: Virgílio...»


AQUI, COM O DEVIDO RESPEITO, JÁ NÃO TÃO BEM.

FELIZMENTE AINDA NO "MUNDO" DOS VI VOS (E QUE SE SAIBA) ESTÃO O ACÚR SIO, O BARBOSA, O CARLOS DUARTE E O AMÉRICO, TODOS CAMPEÕES EM 1959 (DÉCADA DE 50, PORTANTO).

LAPSOS... PERDOAVEIS.

RENOVADO ABRAÇO!