domingo, 18 de outubro de 2009

«Curiosidades FCP» - Os nossos estrangeiros no 'México 86'

Aproveitando o apuramento (sofrível!) da Selecção portuguesa para o play-off de acesso ao próximo campeonato do mundo, recordamos os jogadores estrangeiros do FC Porto que estiveram presentes no Mundial 'México 86': Jozef Mlynarczyk (Polónia), Rabah Madjer (Argélia) e Walter Casagrande (Brasil). Acrescentámos o avançado brasileiro a esta pequena lista porque Casagrande chegou ao FC Porto, vindo do Corinthians, logo após o final da competição.
Começamos pelo 'mestre de Vítor Baía'. Mlynarczyk acabou por ficar no mesmo grupo de Portugal durante a 1ª fase da competição. Apesar de ter vencido (1-0, golo de Smolarek) o jogo frente à nossa Selecção, a Polónia acabou por se qualificar para os Oitavos-de-final da prova em 3º lugar do grupo (Portugal foi último!).
Os polacos apuraram-se num grupo que incluía ainda as selecções de Inglaterra e Marrocos. Essa foi a segunda participação de Mlynarczyk numa fase final de um campeonato do mundo, pois o ex-guarda-redes do FC Porto já tinha estado presente no 'Espanha 82' (jogava ainda no Widzew Lódz), tendo a Polónia, nessa altura, atingido o 3º lugar na competição (venceu a França no apuramento dos 3º e 4º lugares).
No México, e tal como no mundial disputado 4 anos antes, o ex-guarda-redes do FC Porto manteve a titularidade na baliza polaca, relegando para o banco de suplentes os seus compatriotas Jacek Kazimierski (Légia de Varsóvia) e Jozef Wandzik (Górnik Zabrze).
Apesar de não ter sofrido nenhum golo nos jogos com Portugal (1-0) e Marrocos (0-0), Mlynarczyk seria batido por 3 vezes no jogo frente à Inglaterra (1-3), de Bobby Robson. O carismático Gary Lineker, com um «hat-trick», tornou-se no único jogador a marcar golos ao 'Mly' na 1ª fase da competição. Contudo, a Polónia seria eliminada da prova logo a seguir, nos Oitavos-de-final, pelo Brasil (em cima, na foto, um dos 4 golos que os brasileiros marcaram a Mlynarczyk nessa partida).
Quanto à Argélia, de Rabah Madjer, teve no 'México 86' a sua última aparição em campeonatos do mundo.
Na 1ª fase da prova, os argelinos foram sorteados no Grupo D, juntamente com Brasil, Espanha e Irlanda do Norte.
Apesar de ter chegado ao México como segundo melhor marcador do FC Porto na liga portuguesa, com 11 golos, e de ter sido sempre titular nos 3 jogos que a sua selecção realizou na fase final da prova, Madjer acabou por não marcar qualquer golo na competição.
Nos 3 jogos que realizou na prova, a frágil selecção argelina marcou apenas um golo, precisamente o que lhe deu o único ponto que conquistou na fase de grupos (1-1, frente à Irlanda do Norte). Ainda assim, a Argélia criou imensas dificuldades ao Brasil no seu segundo jogo na fase de grupos.
Os brasileiros venceram por apenas 1-0 (golo de Careca), num jogo que marcou o primeiro encontro de Madjer com o seu futuro colega Walter Casagrande, pois os dois jogadores do FC Porto foram ambos utilizados nessa partida (em cima, na foto, vemos Madjer e o brasileiro Edinho a disputarem um lance durante esse jogo).
O adeus da Argélia ao Mundial ficou consumado no último jogo da fase de grupos, que terminou com a derrota da selecção de Madjer, frente à Espanha, por 3-0.
Por fim, o Brasil, de Walter Casagrande. Apesar da experiência nas Antas não lhe ter corrido bem (lesionou-se gravemente no jogo frente ao Brondby, da 2ª mão dos Quartos-de-final da Taça dos Campeões Europeus 1986/87), este ex-avançado do FC Porto realizou uma grande época ao serviço do Corinthians, em 1985/86, acabando por ser um dos avançados escolhidos por Telê Santana para estar presente no Mundial do México.
Mesmo enfrentando uma concorrência fortíssima (que incluía, entre outros, Zico, Muller e Careca), Casagrande foi titular da «canarinha» em dois jogos desse Mundial (ambos na fase de grupos), mas acabou por não marcar nenhum golo na competição (em cima, na foto, vemos o ex-avançado do FC Porto no jogo frente à Argélia).
Além destes três jogadores, o FC Porto contou ainda com 9 portugueses convocados para o Mundial 'México 86': João Pinto, Inácio, Jaime Magalhães, André, Fernando Gomes, Paulo Futre, Jaime Pacheco (ex-Sporting), Sousa (ex-Sporting) e Bandeirinha (ex-Académica).

1 comentário:

P. Ungaro disse...

o Mlynarczy foi dos melhores guarda redes que ja passaram pelo nosso clube ... so ainda não entendi a forma como ele desertou ...

um abraço

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/