domingo, 18 de outubro de 2009

A «foto do dia» - FC Porto 1967/68

Hoje, na «foto do dia», recuamos à época em que a vitória do FC Porto na Taça de Portugal fez interromper um longo jejum sem triunfos no campeonato nacional. Essa Taça de Portugal acabou por ser um "oásis" naqueles 18 anos que marcaram o pior período da nossa história, entre o campeonato nacional conquistado em 1958/59, com Béla Guttmann, e a Taça de Portugal conquistada em 1976/77, com José Maria Pedroto.
Infelizmente, àquele triunfo na Taça de Portugal, em 1967/68, não corresponderam prestações idênticas da equipa na liga portuguesa e nas provas europeias. No campeonato nacional, o FC Porto foi 3º classificado a 5 pontos do Benfica (Campeão) e a 1 ponto do Sporting (2º), enquanto que nas competições europeias (nessa época o FC Porto disputou a antiga Taça das Cidades com Feiras) o FC Porto não foi além da 1ª eliminatória, sendo eliminado pelo Hibernian, da Escócia (derrota em Edimburgo por 3-0 e vitória, insuficiente, nas Antas, por 3-1).
Esta foto foi captada no antigo Estádio das Antas e nela merecem destaque as ausências de Rolando e Manuel António, que, apesar de terem sido dos mais utilizados por Pedroto nessa época, acabam por não surgir neste «onze».
Em cima (da esq. p/ dta): Valdemar, Atraca, Pavão, Bernardo da Velha, Sucena e Américo;
Em baixo (da esq. p/ dta): Jaime, Djalma, Custódio Pinto, Gomes e Nóbrega;

Sem comentários: