segunda-feira, 19 de julho de 2010

A «foto do dia» - Eusébio e Cubillas

Começamos a antecipar o próximo jogo da Supertaça, entre FC Porto e Benfica, recuperando uma foto de dois dos melhores ‘camisolas 10’ da história dos dois clubes e do futebol português: Eusébio e Cubillas.
Os dois craques cruzaram-se na liga portuguesa nas épocas 1973/74 e 1974/75. Curiosamente, a melhor época de Cubillas no FC Porto acabou por coincidir com o primeiro ano em que Eusébio deixou o Benfica para uma breve aventura no futebol norte-americano, em 1975/76.
Nessa época, e apesar do decepcionante 4º lugar com que o FC Porto terminou a Liga, Cubillas foi o melhor marcador da equipa, com 28 (!) golos. Mesmo não sendo um avançado, o peruano acabou por marcar mais golos do que os três avançados do FC Porto juntos: Seninho (10), Fernando Gomes (10) e António Oliveira (7). Notável!

2 comentários:

Remígio Manuel Silva da Costa disse...

Foi o jogador que mais me impressionou no mundial de 72(?), mal sonhando que o veria com a camisola do nosso clube. Dos maiores estrangeiros que já tivemos. Uma verdadeira lenda.

Anónimo disse...

A foto diz respeito ao FC Porto-2-Benfica-1- de 1973/74, No Estádio das Antas, sob a arbitragem de Francisco Lobo, de Setúbal.

FC Porto: Tibi, Rodolfo, Ronaldo, Rolando, Guedes; Celso, Bené, Cubillas; Oliveira, Abel, Nóbrega (Laurindo)

Benfica: Zé Henrique, Malta da Silva, Humberto, Barros; Artur, Toni, Néné; Simões, Eusébio, Diamantino.

Marcadores: Cubillas e Abel (FC Porto) e Eusébio (Benfica).


PS. - Na época seguinte os dois (Cubillas e Eusébio) só se viriam a defrontar no Estádio da Luz (1-0 para o FC Porto, golo de... Cubillas).