segunda-feira, 30 de agosto de 2010

«Curiosidades FCP» - O bilhete do FC Porto - Shakhtar Donetsk, Taça dos Vencedores das Taças 1983/84

Em semana de sorteio da Liga Europa, recuperamos mais um ingresso relativo a um jogo do FC Porto nas competições europeias. Desta vez recuamos à nossa melhor participação na extinta Taça dos Vencedores das Taças com o bilhete que deu acesso ao FC Porto - Shakhtar Donetsk, da 1ª mão dos Quartos-de-final da prova.
Essa épica eliminatória ficou na memória dos portistas durante muitos anos devido às inesperadas dificuldades que os ucrânianos nos colocaram. No jogo das Antas, realizado a 7 de Março de 1984, o Shakhtar chegou a dispor de uma vantagem de dois golos (Mozorov aos 7’ e Sokolovski aos 38’). No entanto, o FC Porto foi capaz de protagonizar uma das mais históricas reviravoltas europeias do antigo Estádio das Antas: reduziu ainda antes do intervalo, por Jaime Pacheco aos 41 minutos, e garantiu a vantagem mínima para o jogo de Donetsk durante a segunda-parte, com um golo de Frasco, aos 47’, e outro de Jacques, aos 70’.
Ainda assim, o acesso do FC Porto às meias-finais só ficou garantido aos 72 minutos do jogo da 2ª mão, depois de Mike Walsh igualar (1-1) a partida (o Shakthar marcou primeiro, por Grachev, aos 63 minutos). Depois do Shakhtar, seguiu-se o Aberdeen (Meias-finais) e a Juventus (Final).

Sem comentários: