domingo, 8 de agosto de 2010

A «foto do dia» - O bilhete do Anderlecht - FC Porto (Taça UEFA 1982/83)

Voltamos aos ingressos respeitantes a jogos do FC Porto nas competições europeias. Desta vez, recuamos à 2ª eliminatória da edição de 1982/83 da Taça UEFA para recuperarmos o bilhete que deu acesso ao Anderlecht - FC Porto (1ª mão).
A visita a Bruxelas acabou por marcar negativamente a nossa participação na prova. Depois de eliminar os holandeses do Utrecht na 1ª eliminatória, o FC Porto foi “atropelado” pelos belgas. A derrota (4-0!) foi estrondosa, mas é preciso lembrar que, naquela altura, o Anderlecht era uma das equipas mais fortes da Europa. Aliás, os belgas acabaram mesmo por vencer a competição depois de derrotarem o Benfica na final jogada a duas mãos (1-0 em Bruxelas e 1-1 em Lisboa). Era o Anderlecht de Jacky Munaron, Hugo Broos, Morten Olsen, Enzo Scifo, Francky Vercauteren e Czerniatynski, entre outros.
O jogo da 1ª mão realizou-se no antigo ‘Emile Verse Stadion’ (actualmente o Anderlecht joga no ‘Constant Vanden Stock’), a 20 de Outubro de 1982, e terminou com a vitória dos belgas por 4-0 (Lozano aos 6’ e aos 15’, Czerniatynski aos 36’ e Morten Olsen aos 79’).
15 dias depois, o FC Porto acabou por amenizar essa derrota ao vencer o Anderlecht por 3-2. Apesar de ter ido para o intervalo a perder 0-2, o FC Porto deu a volta ao jogo com golos de Costa, aos 65’, e Walsh, aos 70’ e 79’.

Sem comentários: