segunda-feira, 15 de novembro de 2010

«Curiosidades FCP» - A carreira do Flávio

Continuamos a recordar ex-jogadores do FC Porto que deixaram saudades nos adeptos. Hoje, recordamos a carreira de Flávio, o craque brasileiro que representou o FC Porto no início da década de 70 (chegou às Antas no início da época 1971/72).
Este avançado foi contratado ao Fluminense por 2375 contos, um valor exorbitante para a época mas que o FC Porto não hesitou em suportar como forma de responder à cada vez maior influência que Eusébio assumia no futebol português e no «onze» do nosso maior rival.
Apesar de não ter conseguido conquistar qualquer título com a camisola do FC Porto, Flávio acabaria por formar com Abel uma dupla de avançados que permanece na memória de muitos portistas.
Segundo uma edição especial da revista brasileira ‘Placar’,«Flávio é o oitavo maior goleador do mundo, com 1070 golos marcados durante toda a sua carreira».
Aqui ficam duas listas, uma com curiosidades sobre o Flávio e outra com todos os clubes que este fantástico ‘artilheiro’ brasileiro representou ao longo da sua carreira:
- Foi campeão gaúcho pelo Internacional de Porto Alegre em 1961;
- É um dos maiores goleadores da história do Corinthians, com 166 golos;
- Foi o melhor marcador do campeonato carioca de 1969 pelo Fluminense (é o quarto maior goleador da história do clube);
- Foi o melhor marcador do FC Porto em 1971/72 e 1972/73;
- Foi campeão brasileiro pelo Internacional de Porto Alegre em 1975;
- Foi o melhor marcador do campeonato brasileiro de 1975;
- Realizou vários jogos ao lado de Pelé como titular na Selecção brasileira;
Clubes que Flávio representou:
1961 - 1964: Internacional de Porto Alegre
1965 - 1969: Corinthians
1969 - 1970: Fluminense
1971 - 1974: FC Porto
1974 - 1976: Internacional de Porto Alegre
1976 - 1977: Pelotas
1977 - 1978: Santos
1978 - 1979: Figueirense
1979 - 1980: Brasília
Em cima, recuperámos algumas fotos que registam a passagem de Flávio por alguns dos clubes mais conceituados que representou durante a sua carreira: Corinthians (1ª foto), FC Porto (2ª foto) e Internacional de Porto Alegre (3ª foto).

3 comentários:

Flávio Oliveira disse...

Não tive o prazer de ver este jogador jogar, mas pelo que me contam foi 1 grande jogador, aliás devo o meu nome a este jogador.

Anónimo disse...

Sim, sim! Foi FLÁVIO, sobretudo, um grande´ponta de lança´daqueles à moda antiga, estilo (os que vi no FC Porto) JABURÚ, ARTUR JORGE, AZUMIR e... JARDEL.

Outros houveram que, não sendo bem ´pontas de lança´ dentro daquele estilo, não deixaram de ser grandes jogadores de área, tipo (dos que vimos, claro), TEIXEIRA, HUMAITÁ, VALDIR, NAFTAl, MANUEL ANTÓNIO,LEMOS, ABEL, DJALMA, GOMES e... DOMINGOS (para mim) O último grande jogador nessa área.

De seguida, enfim, um ARTUR, um KOSTADINOV, um LISANDRO, e agora, o FALCAO...

É que, falando-se de FLÁVIO, está- se a falar de um ponta de lança internacional brasileiro e que esteve nos "Mundiais de 66 e 70".

Foi vítima, como o seria também CUBILLAS, de muita coisa má neste
futebol, nacional e do... Clube.

Anónimo disse...

Flávio, grande aquisição da gerência de Pinto Magalhães, protagonizou uma grande recepção no aeroporto de Pedras Rubras (que ainda não tinha outro nome), tendo uma grande multidão à sua espera na chegada. Tal a euforia que se gerou, nesse tempo em que o FCP ainda não estava acostumado a ter grandes nomes do futebol e a massa adepta se apressou a dar as boas-vindas a tão famoso goleador -embora depois ficasse algo aquém das expectativas, também porque a equipa era algo descompensada, entre diversas razões, dos tempos da Federação B-S-B... como se sabe.

http://longara.blogspot.com/