quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

«Curiosidades FCP» - Mlynarczyk no ‘top-10’ do Mundo

Hoje, nas «Curiosidades FCP», recordamos o elegante e imperturbável guarda-redes polaco que defendeu a baliza do FC Porto nos anos 80, Jozef Mlynarzczyk.
Recuperamos uma lista divulgada pela Federação de História e Estatística do Futebol (IFFHS), relativa aos melhores guarda-redes do Mundo em 1987. Uma lista encabeçada precisamente pelo guarda-redes do adversário do FC Porto na final da Taça dos Clubes Campeões Europeus, o belga Jean-Marie Pfaff, e onde constam outros conceituados guarda-redes que tivemos o privilégio de ver jogar nos anos 80 (Rinat Dasaev, Walter Zenga, Harald Schumacher e Peter Shilton, entre outros). Apesar da excelente época que realizou em 1987, Mlynarczyk foi apenas 9º classificado na lista dos melhores guarda-redes do Mundo daquela época.
A ilustrar o ‘post’, recuperámos 3 fotos de Mlynarczyk. Na primeira, surge com o seu clássico equipamento amarelo, quando foi capa de uma edição da revista ‘Dragões’; nas outras duas, surge com a Taça dos Clubes Campeões Europeus, troféu que conquistou em 1987 e com o qual voltou a ter contacto, recentemente, numa cerimónia da UEFA realizada na Polónia.
Aqui fica a lista, divulgada pela Federação de História e Estatística do Futebol (IFFHS), relativa aos melhores guarda-redes do Mundo em 1987:
1. Jean-Marie Pfaff (Bayern de Munique)
2. Rinat Dasaev (Spartak Moscovo)
3. Walter Zenga (Inter de Milão)
4. Harald Schumacher (Schalke 04)
5. Neville Southall (Everton FC)
6. René Müller (Lokomotiv de Leipzig)
7. Peter Shilton (Derby County FC)
8. Badou Zaki (Deportivo Mallorca)
9. Józef Mlynarczyk (FC Porto)
10. Roberto Fernández (Deportivo Cali)

Sem comentários: