sábado, 29 de outubro de 2011

O Vítor também ganha jogos!

O jogo que poderia marcar as pazes entre os adeptos e a equipa começou por ser feio e mal jogado, pelo menos da parte do FC Porto. Foram 45 minutos do pior futebol que o FC Porto já apresentou esta época. É estranha esta dificuldade que o FC Porto está a revelar para realizar pelo menos 2 ou 3 jogos consecutivos com qualidade. O minuto 45 foi uma excelente amostra da 1ª parte: golo do FC Porto e o público a despedir-se da equipa com um coro de assobios. Justos, diga-se! Desta vez, valeu a excelente postura que a equipa trouxe para a 2ª parte e a boa leitura de jogo de Vítor Pereira no momento das substituições. Foi o treinador do FC Porto que reconciliou a equipa com os adeptos! Vítor Pereira parece ter decidido acabar definitivamente com as experiências (e ninguém se pode queixar de falta de oportunidades!), fazendo uma espécie de triagem - as últimas convocatórias assim o indicam - entre aqueles com que realmente conta (agrada-nos que, por exemplo, Mangala, Defour e Belluschi estejam nesse lote) e os que, por um ou outro motivo, não têm conseguido ser tão úteis (Cristian Rodriguez, Souza, Djalma,…..). Daqui em diante, o FC Porto só pode melhorar!
Duas ou três notas sobre o momento da equipa: Mangala ganhou o lugar; Álvaro Pereira está mais comprometido com o jogo; Fernando e Varela atravessam um bom momento de forma; Moutinho é imprescindível; Walter é obeso, isso retira-lhe agilidade e capacidade de explosão;
Agora, frente ao APOEL, não será surpreendente se Vítor Pereira abdicar de jogar com um ponta-de-lança. Face à não inscrição de Walter e à dificuldade que Kléber ainda revela em jogar de costas para a baliza, o treinador do FC Porto pode vir a optar por um trio de ataque mais móvel (talvez com Hulk, James e Varela….). Apesar de ser proibido perder em Chipre, é fundamental manter sempre presente que a Liga portuguesa é o principal objectivo da época. Mas na 3ª feira o FC Porto vai apresentar-se em campo mais bem preparado e mais consciente do que precisa de fazer para contrariar os cipriotas. Vamos ver se isso é suficiente para vencer….

1 comentário:

Rui Anjos (Dragaopentacampeao) disse...

Mais um jogo com todos os defeitos e virtudes que têm caracterizado o FC Porto desta época. A equipa acusa alguma falta de confiança que a leva a cometer erros escusados e a fazer exibições intermitentes, alternando coisas boas com outras decepcionantes.

O importante nesta fase tem sido conseguido. As equipas vivem de resultados e por aí não nos podemos lamentar. Somos lideres. Mas já começam a ser horas, para aos resultados somarem-se exibições convincentes.

Se há jogadores em evidente baixa de forme, Hulk empunha o estandarte. Logo agora que o seleccionador brasileiro mais parece apostado em testá-lo. Pouca sorte do incrível, que como mortal que é também tem direito aos seus momentos menos bons. Gostei da coragem de Vítor Pereira na sua substituição e compreendo que a massa adepta portista não tenha ficado agradado com a exibição do brasileiro, mas daí a demonstrá-lo com uma vaia descomunal, parece-me no mínimo ingrato.

Gostei mais uma vez do jovem Mangala, o mais rápido dos defesas-centrais do plantel, que para mim, conquistou o lugar.

Um abraço