segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

O adiamento, os reforços e a luta pelo primeiro lugar


Numa altura em que a luta pelo primeiro lugar da Liga é uma espécie de jogo do gato e do rato entre FC Porto e Benfica, confessamos que o adiamento do jogo de Setúbal para uma data tão distante acabou por nos surpreender um pouco. Acreditamos no entanto que, se foi o FC Porto a tomar a iniciativa de propor que o jogo se realizasse a 23 de Janeiro, é porque o planeamento realizado pela nossa estrutura viu uma vantagem no adiamento do jogo para essa data. Em termos práticos, o adiamento do jogo vai permitir que o nosso maior rival chegue ao ‘clássico’ da Luz com vantagem pontual. No entanto, essa vantagem pode ser apenas virtual se o FC Porto conseguir vencer os 3 jogos da agora sobrecarregada última semana de Janeiro (recepção ao Paços de Ferreira e ao Gil Vicente, e visita a Setúbal), semana que termina com a visita do Benfica a Braga. Vamos lá ver quem é que tira maior partido deste 'jogo psicológico'. 
Agora o mercado. Perante o que assistimos nas últimas semanas (quebra física de alguns jogadores e menor entusiasmo de outros) não seria surpreendente que o FC Porto se reforçasse com um ou dois jogadores na reabertura de mercado. Não é justo colocar em jovens jogadores (Atsu, Abdoulaye, Kelvin, Iturbe,….) a responsabilidade de manter a bitola alta. O primeiro reforço a ser falado, Ricardo Quaresma, deixa-nos um pouco apreensivos. O ‘cigano’ gera entusiasmo na massa associativa (e receio nos adversários!), mas o seu ego pode abalar a harmonia do balneário. A verdade é que o FC Porto precisa de reforços, pois pode vir a vacilar em termos físicos por altura dos ‘Oitavos’ da Champions (prevemos que nessa altura a luta pelo primeiro lugar do campeonato continue muito renhida, pois só se vão jogar mais 6 jornadas até à próxima eliminatória da Liga dos Campeões).
E também é importante perceber a gestão que o nosso maior rival está a fazer da época e das provas em que participa. Não subscrevemos as previsões de alguns portistas que antevêem a quebra física do ‘Benfica de Jesus’ no último terço do campeonato. É perigoso dar isso como adquirido, pois os campeonatos são todos diferentes. Assim, é melhor contarmos apenas com o que nós podemos fazer.

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Concordo com a análise e também sobre o Quaresma, mas não creio que o cigano nesta altura do campeonato, tenha esse ego toda...

Abraço