sábado, 15 de dezembro de 2007

O «cromo do dia» - Quim

È, provavelmente, um dos jogadores do FC Porto que mais passou despercebido durante as vitoriosas épocas de 86/87 e 87/88. Apesar da menor exposição, foi utilizado na Final da Taça dos Campeões Europeus em Viena e na Final da Taça Intercontinental em Tóquio.
Joaquim Carvalho de Azevedo (Quim) nasceu em Vila do Conde a 23/08/1959. Quim iniciou a carreira profissional ao serviço do clube da sua terra, o Rio Ave (na foto). Depois de se afirmar durante 4 épocas em Vila do Conde, chegaría ao FC Porto no Verão de 1986 e permanecería nas Antas durante duas épocas sagrando-se campeão nacional e campeão europeu. No final da época 87/88, Quim acabou por ser um dos sacrificados pela renovação de que foi alvo o plantel do FC Porto. Rumaría ao Vit. Setúbal onde jogou durante uma época voltando, na época seguinte (1989/90), ao Norte do país para jogar no Tirsense. Em final de carreira ainda jogou duas temporadas no Farense, terminando a carreira profissional ao serviço do Rio Ave num regresso a casa depois de 6 épocas a representar outros clubes.
No FC Porto não foi muito utilizado mas viu o seu nome ficar para sempre ligado à Final da Taça dos Campeões Europeus e à Final da Taça Intercontinental. Em Viena, foi utilizado durante a primeira parte cedendo, ao intervalo, o lugar a Juary, e em Tóquio, entrou aos 61 min. para o lugar de Rui Barros.

1 comentário:

António disse...

Este texto está com informações erradas. O Quim, um dos meus preferidos, não foi tão mediático como o Madjer, por exemplo, mas era um titular indiscutível naquele fantástico Porto do final da década de 80. Não chegou em 86, chegou em 84 e se não me engano saiu em 90. Era uma das principais figuras dessa grande equipa, ele e o André, simplesmente enormes. Que grandes jogos fizeram para ganharmos vários títulos nacionais e para a nossa glória internacional - Viena, Tóquio.
Depois diz que foi para o Setúbal, não foi assim, foi para o Farense, penso eu. Corrijam isso.

PORTO FOREVER!!!