segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

«Curiosidades FCP» - Camacho e o FC Porto

Apesar de nos últimos tempos, como treinador, ter sido várias vezes derrotado pelo FC Porto, José Antonio Camacho já eliminou o actual campeão nacional por duas vezes na Taça dos Clubes Campeões Europeus. Ao serviço do Real Madrid, e ainda como jogador, o actual técnico do Benfica defrontou o FC Porto nas competições europeias das épocas 1979/80 e 1987/88. Duas eliminatórias, frente ao Real Madrid, que ainda hoje muitos portistas recordam, pelo facto de, em ambas as ocasiões, o FC Porto ter estado muito perto de eliminar os espanhóis. Na época 1979/80, e depois de eliminar o AC Milan na primeira eliminatória, o FC Porto recebeu o Real Madrid na primeira mão, tendo vencido nas Antas por 2-1 (Gomes aos 35' e aos 40', e Laurie Cunningham aos 52'). Mas, na segunda mão, o Real Madrid venceria em Chamartin por 1-0, com um golo de Benito marcado aos 71 min., e avançaria para os Quartos-de-Final.
Na época 1987/88, os dois clubes voltaram a encontrar-se na segunda eliminatória da competição. Desta vez, a primeira mão foi jogada em Valência, devido à interdição de Chamartin, e o Real Madrid voltou a derrotar o FC Porto. Depois de estar a vencer com um golo de Madjer, marcado aos 59 min., o FC Porto permitiu que os espanhóis dessem a volta ao resultado com golos de Hugo Sanchez, aos 81 min., e de Sanchis, aos 90 min. Na segunda mão, perante um Estádio das Antas superlotado, o FC Porto adiantou-se no marcador por Sousa, aos 23 min., mas o Real Madrid daria novamente a volta ao jogo, e à eliminatória, marcando por duas vezes, ambas por Michel (aos 54' e aos 70'). Ou seja, nessas quatro partidas, o FC Porto esteve na frente do marcador em três delas mas, no conjunto das duas eliminatórias, acabou por ser eliminado pelo Real Madrid de...Camacho!
Depois de terminar a carreira de jogador, Camacho voltaria a cruzar-se com o FC Porto e, ainda recentemente, a sua forte ligação emocional ao Benfica "obrigou-o" a recusar um convite para orientar o actual campeão nacional.

2 comentários:

Anónimo disse...

Benfiquista... desde pequenino.

Não vejo o interesse nem a lógica de este «cromo» vir à liça...

Anónimo disse...

Não é «cromo» é «curiosidade»!