terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Os clássicos em Alvalade

Aproveitamos a semana do clássico para lembrar algumas estatísticas associadas às visitas do FC Porto a Alvalade, e recuperamos uma foto de um clássico disputado no antigo Estádio de Alvalade, na época 1994/95, que o FC Porto venceu (1-0) com um golo de Domingos, aos 58 minutos, de penalty. Na foto, o sportinguista Iordanov disputa um lance entre Emerson e Vitor Baía.
O FC Porto venceu metade dos clássicos disputados em Alvalade nas últimas 20 épocas, ou seja, havendo três resultados possíveis, estatisticamente, o FC Porto terá 50% de hipóteses de vencer no Domingo.
É curioso que em todos os jogos que o FC Porto venceu, só por uma vez sofreu um golo, foi na época 88/89 quando venceu em Alvalade por 2-1. Em todas as outras vitórias do FC Porto, o Sporting ficou a zero. Também nos golos marcados o FC Porto marca a diferença. Marcou 19 golos em Alvalade nos últimos 20 anos, ou seja, mesmo empatando ou sendo derrotado, o FC Porto marca quase sempre. A própria vantagem com que o FC Porto chega a Alvalade (14 pontos) não é única na história recente, isto porque em 97/98, o FC Porto visitou Alvalade com uma vantagem de 20 pontos para o Sporting!
PS: Quaresma renovou hoje até 2011 e o FC Porto adquiriu a restante percentagem, que ainda não detinha, do passe do jogador. O cigano é 100% dragão!

4 comentários:

Anónimo disse...

liedson 1,tiuí 1 2-0 piu pro dragão,levem o guarda abel.scpmigascp

Anónimo disse...

pró anónimo piu, quem ri no fim, ri melhor... como nós Dragões já estamos habituados.

Paulo Moreira disse...

pra quem está a 14 pontos andam com muita moral...

Só espero que a diferença aumente para 17 pontos, de preferência com um, ou mais, golos do Quaresma para calar os lagartos.

Abraço.

e visitem: http://estrelas-do-fcp.blogspot.com/

Anónimo disse...

Parabéns por este cantinho de afeição ao mundo do grande F C Porto.
Entrei pela 1ª vez neste sítio e fiquei encantado. Sobretudo porque sou um apaixonado por memorização histórica do meu Porto, motivo porque tenho muitos livros sobre o F C Porto e seus atletas, e inclusive fui em tempos colaborador do antigo jornal O Porto, entre 1974 até 1980. Como também de história local, tendo escrito alguns livros referentes à minha região, além de um sobre o futebol do meu concelho ("Futebol de Felgueiras-Nas Fintas do Tempo - 1932/2007)".
Resolvi enviar esta mensagem por ter em mãos um estudo para um outro livro futuro, onde espero incluir referência ao antigo ciclista Artur Coelho, vencedor da Volta a Sâo Paulo-Brasil em 1957 e Felgueirenseque representoudo F C Porto nas épocas de 1955 a 1961. E aquela foto da equipa azul e branca da Volta de 1955 despertou-me particular interesse.
Armando Pinto / Longra-Felgueiras