sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Correr o mundo à procura de laterais

Lino, Benítez, Fucile e Sapunaru. Um brasileiro, um argentino, um uruguaio e um romeno. São estes os actuais defesas laterais do plantel do FC Porto que tantas dificuldades têm tido para fazer esquecer os que num passado recente tão bem desempenharam as suas funções no lados esquerdo e direito da defesa do FC Porto.
Não colocando em causa o potencial dos 4 jogadores, é no mínimo surpreendente que o FC Porto continue a insistir no mercado internacional quando na Liga portuguesa continuam a existir defesas que nada ficam a dever aos actuais laterais do plantel do FC Porto. No mercado nacional há vários defesas laterais com potencial e experiência suficiente na Liga portuguesa para poderem representar o FC Porto. Alonso (Nacional da Madeira), Andrezinho (Vit. Guimarães), João Pereira (Sp. Braga) e Evaldo (Sp. Braga), só para dar alguns exemplos, poderíam perfeitamente dar o salto para o actual tricampeão português. Nenhum deles é exuberante mas facilmente faríam esquecer as actuais limitações dos defesas laterais do plantel do FC Porto.
Tal como aconteceu em 2002, com a aquisição de dois laterais da Liga portuguesa (Nuno Valente e Paulo Ferreira), talvez fosse altura de o FC Porto dar mais atenção ao mercado nacional em vez de correr meio-mundo para adquirir defesas laterais que não conhecem o futebol europeu e que necessitam de um perídodo de adaptação que por vezes se eterniza.
Afinal, o que têm em comum Inácio, João Pinto, Eduardo Luís, Nuno Valente e Paulo Ferreira? São os laterais (todos portugueses e formados na nossa Liga) com que o FC Porto disputou as suas 4 finais europeias. João Pinto e Eduardo Luís foram utilizados frente à Juventus, na Final da Taça das Taças, em 1984, enquanto que em Viena, na Final da Taça dos Campeões Europeus, os laterais foram João Pinto e Inácio. Mais recentemente, na Final da Taça UEFA, em 2003, e na Final da Liga dos Campeões, em 2004, os escolhidos foram Nuno Valente e Paulo Ferreira.
Às vezes, as soluções mais fáceis são também as mais eficazes. Basta olhar para a história!

2 comentários:

Anónimo disse...

Laterais?

Os melhores que vimos:


Anos 50

- Virgilio e Cambalacho

Anos 60

- Festa e Atraca

Anos 70

- Gabriel e Murça

Anos 80

- J Pinto e Inácio

Anos 90

- Bandeirinha e Rui Jorge


Anos 00

- Bosingwa e Nuno Valente



PS. - Mais o Barbosa (anos 50/60), o Gualter (anos 70),o Guedes (anos 70), o Ed Luis (anos 80), o Branco (anos 90), e o Secretário (anos 00).

Anónimo disse...

E já agora relativamente ao treinador ideal, ele também está perto de nós, é só ir buscá-lo a Braga. Digo eu!!!