
Não colocando em causa o potencial dos 4 jogadores, é no mínimo surpreendente que o FC Porto continue a insistir no mercado internacional quando na Liga portuguesa continuam a existir defesas que nada ficam a dever aos actuais laterais do plantel do FC Porto. No mercado nacional há vários defesas laterais com potencial e experiência suficiente na Liga portuguesa para poderem representar o FC Porto. Alonso (Nacional da Madeira), Andrezinho (Vit. Guimarães), João Pereira (Sp. Braga) e Evaldo (Sp. Braga), só para dar alguns exemplos, poderíam perfeitamente dar o salto para o actual tricampeão português. Nenhum deles é exuberante mas facilmente faríam esquecer as actuais limitações dos defesas laterais do plantel do FC Porto.

Afinal, o que têm em comum Inácio, João Pinto, Eduardo Luís, Nuno Valente e Paulo Ferreira? São os laterais (todos portugueses e formados na nossa Liga) com que o FC Porto disputou as suas 4 finais europeias. João Pinto e Eduardo Luís foram utilizados frente à Juventus, na Final da Taça das Taças, em 1984, enquanto que em Viena, na Final da Taça dos Campeões Europeus, os laterais foram João Pinto e Inácio. Mais recentemente, na Final da Taça UEFA, em 2003, e na Final da Liga dos Campeões, em 2004, os escolhidos foram Nuno Valente e Paulo Ferreira.
Às vezes, as soluções mais fáceis são também as mais eficazes. Basta olhar para a história!
2 comentários:
Laterais?
Os melhores que vimos:
Anos 50
- Virgilio e Cambalacho
Anos 60
- Festa e Atraca
Anos 70
- Gabriel e Murça
Anos 80
- J Pinto e Inácio
Anos 90
- Bandeirinha e Rui Jorge
Anos 00
- Bosingwa e Nuno Valente
PS. - Mais o Barbosa (anos 50/60), o Gualter (anos 70),o Guedes (anos 70), o Ed Luis (anos 80), o Branco (anos 90), e o Secretário (anos 00).
E já agora relativamente ao treinador ideal, ele também está perto de nós, é só ir buscá-lo a Braga. Digo eu!!!
Enviar um comentário