sábado, 18 de outubro de 2008

Outra vez 4-0!

O sorteio da Taça de Portugal foi simpático para o FC Porto. Depois dos compromissos das Selecções, com vários jogadores envolvidos em viagens desgastantes, e antes de um compromisso importantíssimo para a Liga dos Campeões, nada melhor do que defrontar um adversário da III Divisão nacional na 1ª eliminatória da Taça.
Em teoria, estes jogos da Taça, frente a adversários menos cotados, são propícios à titularidade dos jogadores menos utilizados na Liga, mas nem sempre essa confiança do treinador é correspondida com entrega e atitude. Convenhamos que não é fácil motivar os jogadores para defrontar o Sertanense. Se à desmotivação de defrontar adversários de divisões inferiores juntarmos as menores rotinas e automatismos de um «onze» inédito, estão encontrados os motivos para um jogo menos conseguido. É Taça!
Apesar de ter repetido a vitória (4-0) da época passada, o FC Porto teve mais dificuldades na nova visita à Sertã. Jesualdo colocou apenas dois habituais titulares no «onze» inicial: Nuno e Tomás Costa. Destaque também para a titularidade de Péle e de Tarik Sektioui, que procuram adquirir ritmo, e para a primeira aparição de Hulk no «onze» inicial.
O FC Porto jogou a passo durante toda a primeira parte e, apesar de ter marcado em cima do intervalo, só aos 44 minutos é que criou a primeira grande oportunidade de golo através de um remate de Hulk. Antes do golo de Tarik Sektioui, que também tinha inaugurado o marcador na vitória da época passada, valeu a concentração de Nuno para evitar que o Sertanense marcasse primeiro.
No segundo tempo, o natural desgaste físico do Sertanense e a maior concentração dos jogadores do FC Porto permitiram estabelecer o mesmo resultado da época passada: 4-0!
Uma nota final para a boa exibição de Tarik Sektioui, o marroquino está restabelecido dos problemas físicos do início da época e do recente período do Ramadão. Vai haver magia marroquina nos próximos jogos!
Agora, segue-se um ciclo aparentemente menos complicado para o FC Porto com recepções ao Dinamo de Kiev e ao Leixões, e visitas à Figueira da Foz e à Ucrânia.

Sem comentários: