sábado, 18 de outubro de 2008

A «foto do dia» - O bilhete do FC Porto - Dinamo de Kiev, Taça dos Clubes Campeões Europeus 1986/87

Antecipamos o próximo duelo da Champions League, entre o FC Porto e o Dinamo de Kiev, com o bilhete relativo ao jogo da 1ª mão do histórico confronto das Meias-finais da edição de 1986/87 da extinta Taça dos Clubes Campeões Europeus.
Bayern de Munique, Dinamo de Kiev e Real Madrid eram os potenciais adversários do FC Porto nas Meias-finais da prova. Depois de eliminar o campeão dinamarquês (Brondby) nos Quartos-de-final, o FC Porto cruzou-se com o Dinamo de Kiev nas Meias-finais. Os ucranianos já tinham deixado pelo caminho o Celtic de Glasgow e os turcos do Besiktas, e eram considerados um dos principais candidatos a vencer a competição.
A 1ª mão disputou-se nas Antas a 8 de Abril de 1987 e o FC Porto venceu o Dinamo por 2-1 (Paulo Futre aos 49’, André aos 57’ (p) e Yakovenko aos 74’). Apesar do enorme potencial da célebre equipa orientada por Valeri Lobanovsky, o FC Porto fez uma grande exibição e derrotou o Dinamo pela primeira vez na TCE dessa época.
Os ucranianos tiveram a infelicidade de se cruzar com o FC Porto numa altura em que a cumplicidade entre o trio Futre-Gomes-Madjer estava no seu auge!
Apesar da diferença mínima conquistada nas Antas, o FC Porto voltou a vencer em Kiev, também por 2-1 (Celso aos 4’, Gomes aos 11’ e Mikhajilichenko aos 13’), e avançou para a Final de Viena.

Sem comentários: