sábado, 18 de outubro de 2008

«Curiosidades FCP» - A etapa Viseu-Braga, Volta a Portugal em bicicleta de 1952

Hoje recuamos à edição de 1952 da Volta a Portugal em bicicleta e a uma etapa que consagrou Sousa Santos, um dos mais conceituados corredores de sempre do ciclismo português e do FC Porto.
Apesar de lhe ter faltado uma vitória na Volta a Portugal (foi 2º classificado em 1952 e em 1957), Sousa Santos foi um dos melhores ciclistas portugueses da sua geração.
Moreira de Sá, também do FC Porto, foi o grande vencedor da edição desse ano da Volta a Portugal mas Sousa Santos foi um dos maiores protagonistas da prova. Recuperamos precisamente a etapa que o consagrou e que ligou Viseu a Braga. O ciclista do FC Porto venceu a etapa com 10 minutos e 45 segundos de vantagem sobre o segundo classificado.
Apesar de nessa altura ter apenas 22 anos, e de ter iniciado a carreira profissional no ano anterior, Sousa Santos bateu-se com os mais conceituados do pelotão português. Apesar de não ter experiência em grandes provas, o ciclista do FC Porto acabou por ser segundo classificado na geral, numa edição da Volta que o FC Porto venceu a nível individual e colectivo.
Depois da vitória de Moreira de Sá, em 1952, o FC Porto voltaría a vencer a Volta em 1959, numa edição que consagrou Carlos Carvalho.

1 comentário:

Imperio Santos disse...

obrigado pelas informações aqui prestadas recordadando-nos a historia do ciclismo Portugues na longinqua decada de 1950 do seculo passado, onde alguns dos protagonistas aqui retratados se encontram ainda entre nós, parabens