Recuperamos uma foto do troféu (moldado em prata, com base de mármore e acabamento em ouro) que o FC Porto conquistou, um 'poster' de Fernando Gomes (com a camisola da Selecção), publicado nas páginas centrais de uma edição do 'El Mundo Deportivo' alusiva ao torneio, e o ingresso (em baixo) que deu acesso aos jogos do último dia do torneio, Barcelona-Ajax, de apuramento do 3º e 4º classificados, e FC Porto-Bayern de Munique, da final da prova.
Além de ter sido a primeira (e única!) equipa portuguesa a vencer o 'Joan Gamper', o FC Porto também se pode orgulhar de ter vencido a melhor edição de sempre do torneio.
Além de ter sido a primeira (e única!) equipa portuguesa a vencer o 'Joan Gamper', o FC Porto também se pode orgulhar de ter vencido a melhor edição de sempre do torneio.
Só por uma vez a organização da prova conseguiu reunir um quadro de equipas tão forte. Foi em 1986, quando ao Barcelona se juntaram o PSV Eindhoven, o Tottenham e o AC Milan. Ainda assim, a edição de 1987 conseguiu ter um cartaz ainda mais atractivo, pois a organização juntou 3 campeões da Europa (Bayern de Munique, FC Porto e Ajax) e o Barcelona.
Para o FC Porto, o 'Joan Gamper' também marcou o início de uma série de convites para participar em outros prestigiantes torneios de Verão, alguns também conquistados pela primeira vez.Depois da vitória no célebre torneio organizado pelo Barcelona, o FC Porto conquistou, entre outros, o Torneio de Viareggio, em 1989, o Troféu Teresa Herrera, em 1991, o Torneio Cidade de Sevilha, em 1992, a 'Thailand Premier Cup', em 1997, e, mais recentemente, o Torneio de Roterdão, em 2007. Vamos lá ver se conseguimos juntar a 'Peace Cup' à lista.
Sem comentários:
Enviar um comentário