quarta-feira, 29 de julho de 2009

Refrear os ânimos e garantir a meia-final

Apesar do FC Porto 2009/10 ainda só ter realizado 6 jogos, julgo que não será prematuro concluirmos que esta época há melhores opções no banco de suplentes, embora isso hoje tenha sido menos evidente. Agora, falta garantir um «onze» tão forte como o de 2008/09. Pelo que vimos até agora, há qualidade para atingir esse nível.
No segundo jogo do FC Porto na 'Peace Cup', não estava apenas em causa a preparação da equipa em mais um jogo da pré-época. Além do prémio monetário (500 mil euros) que uma presença nas meias-finais garante, também era importante salvaguardar a calendarização de pré-época do FC Porto, que poderia ficar sem mais nenhum jogo agendado antes da Supertaça Cândido de Oliveira. Ou seja, era importante não perder com o Besiktas.
No entanto, hoje foi mais difícil encontrar coisas positivas na exibição do FC Porto. Foi um jogo de preparação demasiado físico. Houve espírito de sacrifício, progressos tácticos, entreajuda e... pouco mais!
Jesualdo optou, e bem, por colocar em campo alguns jogadores que já estão identificados com o modelo de jogo e com o próprio FC Porto. A intenção do Professor passava por garantir a presença na meia-final, agendada para a próxima Sexta-feira.
O plano correu bem, porque a equipa nunca se desposicionou. Ainda assim, 48 horas depois do primeiro jogo, notou-se que havia ali muita gente cansada (Meireles, Belluschi, Álvaro Pereira, Bruno Alves...).
Conclusão: acabou por ser o jogo menos conseguido por parte do FC Porto até ao momento, mas chegou para aceder à próxima fase e dar minutos de jogo a alguns jogadores pouco utilizados nos primeiros 5 jogos (Farías, Miguel Lopes, Falcão, Guarín, Beto,...).
Na próxima Sexta-feira, defrontamos o Aston Villa, na meia-final. Apesar de ser um torneio de pré-época, a 'Peace Cup' vai conseguir reunir 4 campeões da Europa no quadro das meias-finais (FC Porto, Juventus, Aston Villa e Real Madrid). Inédito num torneio de pré-época?

2 comentários:

Portista do centro disse...

Bom blog este, pena que não seja mais constante, com intervalos grandes de dias, podendo ser mais atrativo se passasse a ser actualizado com mais frequência. Muito bom, de todo o modo e de boa leitura.

Anónimo disse...

Concordo totalmente com a apreciação. O importante foi passarmos, porque nesta fase de pré-época, com desgastes e ambientação, não será de exigir muito.
Parabéns pela rapidez da colocação deste post. Acabado de chegar a casa, de ter ido ver o jogo à Casa do Porto do meu concelho, e nem demorei muito, logo que abri o blog já estava colocado. OK.
A. P.