domingo, 11 de outubro de 2009

Naturalmente, perdeu!

Pois é, Rui Rio voltou a vencer. Aparentemente, isto seria uma má notícia para todos os portistas que viram o actual Presidente da Câmara hostilizar a instituição com maior notoriedade na cidade do Porto. No entanto, e tratando-se de uma eleição autárquica, a disputa acaba por não justificar todo o alarido feito por vários portistas em torno da votação de hoje.
O 'Paixão pelo Porto' também desejava a derrota do actual Presidente da Câmara, no entanto, isso não é motivo para envolver o clube em lutas partidárias e politizar as opções dos seus adeptos. Ou será que os simpatizantes do FC Porto que votaram em Elisa Ferreira são 'mais portistas' do que aqueles que votaram em Rui Rio?
De facto, Rui Rio foi pouco razoável, pois era possível evitar a promiscuidade entre a política e o futebol sem aquele discurso de confrontação com o FC Porto, mas isso não é nada perante os desafios que o FC Porto tem enfrentado nos últimos 30 anos. Afinal, o FC Porto não foi campeão da Europa com Rui Rio na presidência da autarquia? E o «tetracampeonato»?
Em vez de lamentarmos a eleição de Rui Rio, talvez seja melhor encontrarmos razões para mais uma derrota da candidatura do PS.
Lamentavelmente, Elisa Ferreira aceitou concorrer ao Parlamento Europeu (em lugar privilegiado, ou seja, com eleição garantida!) mesmo depois de saber que seria candidata à Câmara do Porto. Com essa opção entrou logo a perder. Imperdoável!
Bastava que alguém lhe tivesse lembrado o que aconteceu anteriormente com Fernando Gomes, que trocou a Câmara do Porto pelo lugar de Ministro. Depois, quando quis voltar ao Porto, já era tarde, pois os portuenses não apreciam este tipo de "sinuosidades". Não basta invocar o 'portismo'!
Mas esse não foi o único erro que marcou a candidatura de Elisa Ferreira, pois o seu nome nunca foi consensual para a concelhia do partido. O líder da concelhia do PS-Porto, Orlando Soares Gaspar, chegou mesmo a criticar Elisa Ferreira pela sua dupla-candidatura, o que obrigou José Socrates a deslocar-se ao Porto para terminar com um conflito embaraçoso para quem pretendia chegar à presidência da Câmara. Perdeu-se uma grande oportunidade de derrotar Rui Rio.
Ainda assim, a péssima estratégia do PS, e da sua candidata, não implica que Rui Rio tenha merecido voltar a comandar os destinos da Câmara.
Não é fácil compreender esta opção dos eleitores do Porto, pois a verdade é que a cidade, pelo menos a nível cultural (cinema, teatro, música, literatura,..), está completamente paralisada. E logo o Porto, que sempre foi uma referência a este nível. Infelizmente, isso parece não preocupar muito os eleitores que voltaram a confiar em Rui Rio. É legítimo! Num país que privilegia os centros-comerciais e as auto-estradas...
Enquanto que há concelhos, na área metropolitana do Porto, onde o progresso se mantém (Matosinhos, Gondomar, Gaia,...), o Porto parou! No entanto, é curioso que até nesse aspecto o FC Porto tem saído a ganhar, pois foi precisamente num desses concelhos (Gaia) que veio a ser edificado o seu centro de estágio.
Infelizmente, os eleitores do Porto (pelo menos os que votaram em Rui Rio) não aplicam aos políticos que governam a cidade o mesmo grau de exigência que os adeptos do FC Porto aplicam à sua equipa de futebol. Provavelmente, os portuenses têm o Presidente da Câmara que merecem!

9 comentários:

Anónimo disse...

Grande parte dos municipios do distrito do porto, melhoram a olhos vistos, enquanto o porto esta parado, é preciso mudar, por isso não entendo este renomeação do rui rio

Luis disse...

Caro Ricardo,

Mesmo que quisesse não escreveria melhor.Está um post muito ponderado e escrito com pés e cabeça.
Infelizmente não era este presidente que eu queria, mas estou de acordo consigo:se calhar é o que os Portuenses merecem nesta altura.

Anónimo disse...

Excelente artigo (post). Merecia primeira página de jornal!
Concordo, na plenitude, com as permissas e conclusões.
Em suma: é uma lástima que Elisa Ferreira não possa interromper os caprichos e a péssima gestão de Rui Rio; também por culpa própria, lá vai para "a gamela" de Bruxelas, para bem longe do outro Rio, o Douro, onde ora se navega em águas tumultuosas ora se afundam as esperanças (dos portuenses) torpedeadas pelo todo-poderoso navio almirante fundeado no Tejo. Elisa pode queixar-se do comandante da frota PS… Elisa pode reclamar, mas o sucesso do seu protesto, daria, por certo, ser recambiada para um cacilheiro de Almada…

Silvestre disse...

Peço desculpa pela minha ignorância porque prefiro mesmo o futebol à política, mas querem então dizer-me que a população do Porto preferiu deixar tudo como está (mesmo que Rio não tenha feito muito) como diz no seu post, mas preferiu penalizar a Elisa Ferreira ? então em que ficamos, os que já lá estão e não fazem nada, merecem lá ficar, porque outros (que porventura fariam melhor) não merecem lá estar !!!! Vejo aqui então algum masoquismo dos portuenses, é isso ?

Luis disse...

Silvestre,

Ande pela cidade a pé, levante os olhos e veja a degradação das zonas históricas.
Se viver em zona nobre é capaz de seguir aquele ditado:pimenta no cú dos outros, para mim é refresco.
Para não falar dum certo parolismo adjacente a alguns habitantes da cidade.
Penso ter respondido á sua pergunta.

Anónimo disse...

Agora foi foi porque foi a Elisa Ferreira, antes, nas anteriores eleições, foi porque foi A ou B... Ora, ora... já Garrett dizia que o Porto (-cidade) é uma aldeia com muitas casas... e mesmo nas revoluções aí acontecidas foi sempre com a maioria de participantes de fora da cidade... porque aí campeiam as elites e o povo não tem expressão. Juntando-se, neste caso, dentro da cidade, os benfiquistas e outros anti-portistas, e ficou mais uma vez tudo mal cozinhado.

Silvestre disse...

Bom, fico na mesma caro Luís, é que eu não vivo sequer perto do Porto, já aí estive e posso confirmar realmente a degradação que refere, aliás fiquei impressionado da primeira vez (2002) que visitei a cidade onde mora o meu querido FCPorto. Sendo Madeirense, não fico indiferente a esta questão, uma vez que tenho aqui montes de exemplos onde não acontece absolutamente nada de novo em 4 anos de mandato mas na altura de eleger, lá vai o povão votar em massa nos mesmos. Só tentava perceber o porquê de ser também assim por aí (salvo as comparações com o ignóbil líder desta Ilha). Por isso fico na dúvida na mesma em relação ao facto de um anti-portista declarado como o Rio conseguir continuar no poleiro, é que para além do factor futebol, tem como diz, muito por onde criticar (degradação). Como compreende não tenho possibilidades de visitar como queria o continente, mas já visitei muitas cidades, algumas também históricas como o Porto e degradação igual não encontrei. Não foi por isso que não gostei de aí estar (várias vezes) quase sempre com o intuito de ver o nosso FCP, mas tem muita coisa bonita e voltarei sempre que se proporcionar.

Anónimo disse...

Silvestre,

Pela parte que me toca como Portuense, será sempre bem vindo.
Quem sabe daqui a uns anos possa ver uma cidade airosa e convidativa.
Moro no centro da cidade e nada foi feito, apenas operações de cosmética e corridinhas para o " povo "
Abraço e apareça na Invicta.

Capitão Jack Sparrow disse...

Caro,

Sou um fan do seu blog que acompanho com assuidade todos os posts. Considero um post inteligente, esclarecedor, informativo e sem tiradas trogloditas como outros feitos pela malta cá de Lisboa (sim, sou um portista de Lisboa).
Deixe-me apenas dizer-lhe que achei que esta incursão pela política chocou-me um bocado. Por acaso, o seu texto está na linha da escrita e comentario inteligente que lhe é apanágio, mas acho que à política o que é da política e ao futebol o que é do futebol. Apesar de ser portista, acho que, ao contrário do que diz, a eleição de Rui Rio foi um elogio aos portuenses portistas - por muito que se goste do FC Porto, a cidade é outra coisa. Admito que, por outras razões, até pode nem se achar Rui Rio um bom presidente, mas nunca por uma associação ao futebol. Além disso, o FC Porto não ganha nem com o apoio da Câmara, nem com o apoio do Estado, ao contrário dos daqui. Ganha pelo seu mérito e pelo seu grande presidente que, mesmo nas eleições, se deve pronunciar como portuense e não como portista. Parabéns pelo seu magnifico blog.