segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Paciência de líder!

Foi preciso um FC Porto paciente (e que controlou muito bem a ansiedade!) para levar de vencida o Feirense. Mesmo jogando num ritmo médio/baixo (compreensível face ao desgaste da eliminatória com o City) o FC Porto foi capaz de construir uma dúzia de oportunidades de golo. E face às circunstâncias, até seria tentador explorar o jogo aéreo de Janko, mas a equipa manteve-se sempre serena e lúcida. Um FC Porto paciente a vencer o jogo e a chegar à liderança!
De facto, a presença de um ponta-de-lança com alguns créditos (nem precisa ser um craque!) é fundamental no modelo que o FC Porto privilegia. Basta recuar ao dois jogos com o Manchester City para percebermos isso. Os ingleses, sabendo que o FC Porto não poderia utilizar Janko, abordaram os dois jogos da eliminatória com as linhas baixas. Ou seja, não se importaram com a posse e o domínio do FC Porto pois sabiam que isso dificilmente seria correspondido com golos. Com Janko o futebol do FC Porto entra noutra dimensão!
Apesar da época atípica e algo turbulenta, o FC Porto tem conseguido manter alguma regularidade no campeonato (nos jogos disputados no Dragão consentiu apenas um empate). Como o Benfica apresenta um ‘score’ idêntico, é muito provável que o campeonato se venha a decidir nos jogos entre os 5 primeiros da classificação. Nessa luta particular, o calendário do FC Porto parece ser menos favorável: tem apenas um jogo no Dragão (com o Sporting) e visita o Benfica, o Sp. Braga e o Marítimo. Vale o que vale!
Agora, segue-se a batalha da Luz. O FC Porto vai querer ganhar e visita o seu rival com uma importante vantagem psicológica e emocional: com um empate, sairá da Luz no primeiro lugar da Liga (temos vantagem no ‘goal-average’!). Fica uma interrogação para o ‘clássico’: qual das duas equipas vai ter mais medo de perder?

4 comentários:

Rui Anjos (Dragaopentacampeao) disse...

Mais um jogo de um Porto de duas faces, como já vem sendo hábito. O primeiro de futebol pastoso, pausado e inconsequente. Ainda assim, com duas ou três boas oportunidades falhadas pela pouca acutilância dos rematadores portista e o brilhantismo do guardião Feirense.

O segundo (da segunda parte)já mais próximo de uma equipa com ambições. Futebol mais incisivo, esclarecido e perigoso. As oportunidades sucederam-se em catadupa e os golos apareceram inevitavelmente.

Custa a perceber este tipo de exibições. Os jogadores têm classe, são capazes de ultrapassar quaisquer obstáculos, mas a auto-confiança parece funcionar intermitentemente. Dá a ideia que o treinador não lhes consegue insuflar a dose certa de força anímica.

O Campeonato começa a caminhar para o seu epílogo, altura em que vai ser necessário, mais que nunca, essa força.

Um abraço

Luis disse...

Boas

meus caros, parece que sexta vai chover ...

... finalmente !!

;)

Anónimo disse...

uma reliquia, http://conversasredondas.blogspot.com/2011/09/ha-15-anos-benfica-0-5-fc-porto.html

um grande abraço.
AlexPires

andre disse...

Sim, o porto vai ser campeão isto apesar de ter um treinador fraquissimo e imcompetente.
o porto vai ser campeão porque tem os melhores jogadores e ainda se reforçou no mercado de inverno com 2 jogadores que estão a ser fundamentais ao contrario do benfica que deixou sair amorim para um adversario directo e trouxe floribello!!! Vitor pereira é tão fraco que conseguiu destruir uma equipa vencedora em tão pouco tempo (saída de falcão não explica tudo) quaimou guarin, belluchi, fucile, sapunaru. Para quando uma oportunidade ao iturbe?? Lito vidigal tem mais mérito neste título do que vitor pereira porque senão fosse a can nesta altura ainda jogava djalma com james no banco e varela fora dos convocados.