terça-feira, 22 de janeiro de 2008

A «foto do dia» - Pinga na linha avançada da Selecção

Hoje recuperamos uma foto da "Stadium" de 13 de Abril de 1938. O destaque dessa edição foi a linha avançada da Selecção Nacional: Mourão, Soeiro, Peyroteu, Pinga e Cruz.
Pinga (é o quarto a contar da esquerda, na foto) era uma das estrelas do FC Porto ainda na altura do velhinho Campo da Constituição, e um dos poucos jogadores do FC Porto chamado com regularidade à Selecção Nacional. Nessa altura, ficou célebre um trio de luxo que representava o FC Porto: Artur de Sousa (Pinga), Valdemar Mota e Acácio Mesquita. Foram os grandes responsáveis pela vitória do FC Porto no primeiro campeonato da liga, realizado em 1934/35. O entendimento e a cumplicidade entre os três era tão forte que o trio ficou conhecido como "os três diabos do meio-dia" porque o futebol na altura jogava-se ás 12h (á inglesa!).
Pinga foi o melhor marcador da época 1935/36 com 21 golos em apenas 14 jogos. Essa marca valeu-lhe várias chamadas à Selecção Nacional onde partilhava o ataque com os restantes jogadores da foto.

3 comentários:

Anónimo disse...

«Pinga na linha avançada da Selecção»

Não seria mais correcto dizer-se:
«A SELECÇÃO COM PINGA»?

É que se trata, ainda hoje, do melhor jogador de sempre do futebol português.

Só isto... e não é pouco.

Com uma «ligeira diferença»: é que jogava no... FC Porto.

Para bons entendedores...

goloviarte disse...

magnifico blog,te invito a participar en mi modesto blog de votaciones para valorar otros blog y que tu blog sea mas conocido
http://aquiestatublog.blogspot.com
utilizo los comentarios por ser mas directo,esto no es spam,pues miro los blog de uno en uno,pero si te parece que es spam,por favor acepta mis disculpas

Anónimo disse...

Sr.Adriano:
Como pode afirmar isso? Com que fundamentos ? Até já msabremos que nunca viu jogar Artur de Sousa..
E, já agora, poderá esclarecer.nos qual a razão dos jogos se disputarem ao meio dia..?
madjer87