Hoje recuperamos uma foto da "Stadium" de 13 de Abril de 1938. O destaque dessa edição foi a linha avançada da Selecção Nacional: Mourão, Soeiro, Peyroteu, Pinga e Cruz.
Pinga (é o quarto a contar da esquerda, na foto) era uma das estrelas do FC Porto ainda na altura do velhinho Campo da Constituição, e um dos poucos jogadores do FC Porto chamado com regularidade à Selecção Nacional. Nessa altura, ficou célebre um trio de luxo que representava o FC Porto: Artur de Sousa (Pinga), Valdemar Mota e Acácio Mesquita. Foram os grandes responsáveis pela vitória do FC Porto no primeiro campeonato da liga, realizado em 1934/35. O entendimento e a cumplicidade entre os três era tão forte que o trio ficou conhecido como "os três diabos do meio-dia" porque o futebol na altura jogava-se ás 12h (á inglesa!).
Pinga foi o melhor marcador da época 1935/36 com 21 golos em apenas 14 jogos. Essa marca valeu-lhe várias chamadas à Selecção Nacional onde partilhava o ataque com os restantes jogadores da foto.
3 comentários:
«Pinga na linha avançada da Selecção»
Não seria mais correcto dizer-se:
«A SELECÇÃO COM PINGA»?
É que se trata, ainda hoje, do melhor jogador de sempre do futebol português.
Só isto... e não é pouco.
Com uma «ligeira diferença»: é que jogava no... FC Porto.
Para bons entendedores...
magnifico blog,te invito a participar en mi modesto blog de votaciones para valorar otros blog y que tu blog sea mas conocido
http://aquiestatublog.blogspot.com
utilizo los comentarios por ser mas directo,esto no es spam,pues miro los blog de uno en uno,pero si te parece que es spam,por favor acepta mis disculpas
Sr.Adriano:
Como pode afirmar isso? Com que fundamentos ? Até já msabremos que nunca viu jogar Artur de Sousa..
E, já agora, poderá esclarecer.nos qual a razão dos jogos se disputarem ao meio dia..?
madjer87
Enviar um comentário