quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Um sistema para a Champions?

No último Domingo, Jesualdo Ferreira surpreendeu ao abdicar do 4-3-3 em prol do 4-4-2 losângulo. Para uns, o técnico do FC Porto nunca deveria ter abdicado do seu sistema em função do adversário, enquanto que para outros, o clássico foi uma excelente oportunidade de testar outro sistema, antecipando futuros confrontos na Liga dos Campeões. Recorde-se que o 4-4-2 foi um sistema que o FC Porto de Mourinho (na foto) privilegiava quando venceu a Liga dos Campeões em 2004. Nessa altura, o FC Porto tinha cinco jogadores que interpretavam na perfeição as dinâmicas de meio-campo do clássico 4-4-2: Costinha, Alenitchev, Pedro Mendes, Deco e Maniche. O problema é que o FC Porto de Jesualdo tem melhores intérpretes para o 4-3-3 do que para o 4-4-2 em losângulo. Enquanto que Mourinho podia escolher quatro jogadores daquele grupo de cinco, sem prejuizo da qualidade de jogo, Jesualdo está mais limitado nas escolhas para o losângulo de meio-campo. Com Lucho Gonzalez, Raúl Meireles e Paulo Assunção garantidos, fica a faltar um vértice para o losângulo que dê garantias suficientes para potenciar esse sistema. Neste momento, as alternativas Marek Cech, Mario Bolatti, Kazmierczak e Mariano Gonzalez ainda não mostraram qualidade suficiente para assumirem essa responsabilidade. Duvidamos que, perante estas soluções, Jesualdo opte pelo 4-4-2 como primeiro sistema na Champions League. Aliás, com o regresso antecipado da CAN, Tarik Sektioui voltará a ser aposta do Professor. Certamente que, contra o Schalke 04, Jesualdo irá manter o clássico 4-3-3, mas se o FC Porto vier a defrontar equipas tacticamente mais evoluídas (do sul da Europa), não será surpreendente se utilizar o 4-4-2. Mas quem será o 4º homem do losângulo? Um reforço de Janeiro?

7 comentários:

dragao vila pouca disse...

O problema do F.C.Porto em 4x4x2 é R.Quaresma que não sabe jogar nesse sistema. Aliás uma das críticas que faço ao Jesualdo é ele nunca ter sido capaz de conseguir que o ciganito evoluísse para poder ser 2º ponta-de-lança.Por exemplo o A.Wenger fez isso com o Van Persie, que era uma extremo, e agora faz os dois lugares.

Anónimo disse...

O «problema» não é FC Porto, é... Quaresma, amigo «dragão vila pouca».

Voltem a pô-lo nas «mãos» de... Co Adriaansen e depois digam-me alguma coisa.

Faço-me entender?

dragao vila pouca disse...

Mas não foi isso que eu disse ò caro anónimo?

Anónimo disse...

O Quaresma nas mãos do Adrianse ganhava a Volta a Portugal...

Anónimo disse...

o problema é dos B.I dos jg do porto.scpmigascp

Paulo Moreira disse...

Bem janeiro acabou e não chegou nenhum reforço para o meio-campo.
Talvez o Ibson fosse uma boa opção para esse sistema, mas esse na melhor das hipoteses só para a próxima época. Dos que temos cá, se calhar o Leandro Lima, agora ele até já tá mais velho 2 anos do que quando chegou :)
Mas não sei se esse esquema táctico irá resultar, mas a ver vamos.

Abraço

http://estrelas-do-fcp.blogspot.com/

Paulo Jorge Sousa disse...

Qual a razão que levou Jesualdo Ferreira a mexer na táctica e a introduzir um 4x1x4x1, relegando para segundo plano o clássico 4x3x3? Ensaiar os desafios que se avizinham na Champions? Este Sporting pode ser comparado com os colossos do desporto-rei do Velho Continente que os azuis e brancos poderão reencontrar? Em Portugal, precisa o FC Porto de jogar noutro sistema por precaução? Penso que não! Mas como não sou eu quem assume as responsabilidades… Se não se vence, pelos menos que se ganhe uma equipa… Pelo que vi, há condições para tal acontecer no emblema da Invicta…

altobola.blogpot.com