Hoje recuperamos uma foto de finais dos anos 30 quando o FC Porto se sagrou bi-campeão nacional. Estávamos na época 1938/39 e numa altura em que o FC Porto já tinha abandonado o Campo da Rua da Rainha, passando a jogar no Campo da Constituição, mas com os encontros mais importantes a continuarem a ser realizados no campo do Lima, que era utilizado pelo Académico.
Sob o comando de Mihaly Siska, que foi campeão pelo FC Porto nas décadas de 20 e 30, e com Pinga (na foto, é o 2º em baixo a contar da esq.) a assumir o maior protagonismo, o FC Porto venceu o campeonato nacional sendo derrotado apenas 1 vez (4-1 frente ao Benfica), numa competição disputada por 8 clubes. O FC Porto venceu 10 dos 14 jogos que realizou nessa época, registando duas goleadas: frente ao Casa Pia (10-0) e frente ao Académico do Porto (1-12). Costuras, do FC Porto, seria o melhor marcador da prova, com 18 golos.
Na época seguinte, o FC Porto voltaria a ser campeão, mas depois desse bi-campeonato, o clube passou 15 épocas sem vencer o título, de 1940 a 1955.
2 comentários:
Gloriosa Equipa, sem dúvida:
Em cima: Soares dos Reis, Batista, Sacadura, Carlos Pereira, Costuras e Francisco Ferreira;
Em baixo: Carlos Nunes, Pinga, Reboredo, António Santos e Lopes Carneiro.
Treinador: Milhay Siska
Golos: 57 obtidos; 27 sofridos
Jogos com o Sporting: 2-1 em «casa»; 4-4 «fóra»; com o Benfica: 3-3 em «casa»; 1-4 «fóra».
Melhor Marcador: Costuras (do FC Porto) com 18 golos.
Vencedor da Taça (a 1ª): Académica com vitória por 4-3 sobre o Benfica
Caríssimo Ricardo Vara, esta equipa é de 1936/37.
Quanto aos atletas da foto, o "emproado" anónimo mais conhecido da blogosfera portista,
que sempre do alto da sua "arrogância" e "má-educação" lhe faz crer deter "autoridade moral" sobre o conhecimento da história do F. C. Porto, que me desculpe, mas está profundamente errado em vários deles:
Soares dos Reis, "Vianinha", Ernesto Santos, Carlos Pereira, "Pocas" e Francisco Ferreira;
Carlos Nunes, "Pinga", "Francsico" Reboredo, António Santos e Lopes Carneiro.
É uma pena que este post não vá ser visto por ele (Adriano Correia). Um banho de humildade e de respeito pelo próximo faria-lhe muito bem.
Abraço
Enviar um comentário