O actual emblema do FC Porto, apesar de ter sofrido algumas alterações durante a sua história, ainda mantem alguns traços do símbolo que inicialmente foi concebido para promover e identificar o clube.
O primeiro emblema do FC Porto foi criado em 1910. Um símbolo muito simples: uma bola de futebol azul com as iniciais FCP a branco. Em 1922, o emblema do FC Porto sofreu a maior alteração de toda a sua história, ficando muito próximo daquele que hoje conhecemos. O mentor do novo emblema foi um antigo jogador do FC Porto, Augusto Baptista Ferreira, mais conhecido por Simplício, que resolveu unir o símbolo do FC Porto ao brasão da cidade (que em 1940 também foi alterado, passando a ser aquele que conhecemos actualmente). Simplício criou um emblema belíssimo, com muita história associada e bem representativo da cumplicidade entre o clube, a cidade do Porto e as suas gentes. Sobre a antiga bola de futebol azul foi acrescentado o brasão da cidade (na foto), onde estão as armas que D. Maria II atribuiu ao Porto em Janeiro de 1837, com a figura do Dragão no topo, um símbolo de misticismo e de poder, e em cujo pescoço está uma fita com a palavra Invicta. Um título acrescentado aos que a cidade na altura já possuía: Antiga, Mui Nobre e Sempre Leal.
1 comentário:
Amigo Ricardo Vara:
Segundo «reza» a estória, a junção fez-se (estando em Acta) por iniciatica da CM do Porto, em homenagem ao, já na época, seu clube mais representativo, pela conquista do 1º campeonato de Portugal em... 1921/22.
Penso, e acho, que foi assim. Mas, pode... «investigar».
Não directamente perante o Clube (já que os seus dirigentes não têm sensibilidade para tanto - vidé ausência de... Museu) mas por outras vias.
Biblioteca Municipal, talvez...
Um abraço
Enviar um comentário